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metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Criatividade na ação
Other Titles: Creativity in action
Authors: Costa, Larissa Fernanda da, 1996-
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a importância da criatividade no desenvolvimento de produtos. O trabalho utiliza como metodologia o estudo multicaso com abordagem qualitativa, estruturado nas seguintes etapas: (I) levantamento bibliográfico; (II) análise da revisão bibliográfica; (III) seleção de seis unidades de análise, sendo elas empresas de grande porte pertencentes a diferentes setores industriais; (IV) construção do instrumento de pesquisa com roteiro semi-estruturado; (V) aplicação do instrumento de pesquisa; (vi) análise de dados; (vii) comparação teoria-prática; (VIII) identificação dos problemas enfrentados pelas unidades de análise baseados no levantamento de informação do instrumento de pesquisa e (IX) propostas de melhoria. Os principais resultados mostraram a deficiência na utilização de um processo formal e estruturado de inovação como também a falta de importância atribuída à criatividade como fonte geradora de idéias com potencial inovador. Além disso, empresas com um processo de inovação formalizado e estruturado apresentam menor dificuldade na comunicação interna e no tempo de desenvolvimento. Também foi possível identificar que a etapa do processo de inovação que gera maiores dificuldades é o pré-desenvolvimento, motivo pelo qual a incorporação de um processo de inovação agilizaria o desenvolvimento de inovações, reduzindo o tempo de retrabalho. Outro fator que merece destaque é que poucas das empresas analisadas pretendem investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para gerar produtos inovadores, mesmo que as principais idéias para os novos produtos sejam geradas nos centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ou nos grupos de Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP).
Abstract: The objective of this work was to analyze the importance of creativity in product development. The work uses as multicaso methodology study with qualitative approach, structured in the following steps: (I) bibliography, (II) analysis of the literature review, (III) selection of six units of analysis, which are large-sized companies belonging to different sectors industrial, (IV) construction of a research tool with semi-structured script, (V) application of the research instrument, (VI) analysis of data, (VII) comparison theory-practice, (VIII) identification of problems faced by units of analysis based on survey data from a research tool and (IX) proposals for improvement. The main results showed a deficiency in the use of a formal and structured process of innovation as well as the lack of emphasis on creativity as a source for generating innovative ideas with potential. Moreover, firms with a formalized process of innovation and have less difficulty in structured internal communication and the development time. It was also possible to identify the stage of the Process Innovation that creates major difficulties in the process of innovation is the pre-development, so the incorporation of a process of innovation expedite the development of innovations, reducing the time to rework. Another factor that deserves mention is that few businesses want to invest in research analysis and development (R&D) to generate innovative products, even though the main ideas for new products are generated at the Research and Development (R&D) groups or in Development of New Products (DNP).
Keywords: Criatividade
Inovação
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6999
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Engenharia da Qualidade Lean Seis Sigma Green Belt - Especialização

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