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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação
Authors: Bonine, Adriana Raquel Baldessini, 1972-
Abstract: Resumo: Este estudo, aqui apresentado, investigou as Representações Sociais de alunos matriculados no Ensino Médio sobre o processo de avaliação da aprendizagem. De natureza quali-quantitativa, esta pesquisa tem como população 250 alunos e 22 professores do Ensino Médio de quatro Escolas de Tempo Integral de uma rede pública de ensino de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Estado de São Paulo, Brasil. Foram instrumentos de pesquisa questionários e desenhos, aplicados para os alunos, e entrevistas semiestruturadas individuais aplicadas com professores. Os dados coletados por meio dos questionários foram tratados inicialmente pelo Excel, as entrevistas tratadas pelo software IRaMuTeQ e os desenhos foram analisados por meio da iconografia. Os resultados demonstraram que os alunos, da faixa etária entre 14 a 18 anos, em sua grande maioria frequentaram somente escolas da rede pública, percebem o processo de avaliação como forma de assimilação do conhecimento, entretanto, trazem consigo sentimentos negativos. Já o público de professores, selecionados por apresentarem práticas de reconhecida excelência, tanto por gestores como seus pares, entendem a avaliação como um conceito amplo, que incorpora diferentes métodos e instrumentos, que tem que ser constantemente aprimorada, buscando atualizar sempre o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Este estudo revelou algumas práticas de avaliação de aprendizagem vivenciadas nas escolas de Ensino Médio, a partir das narrativas de professores e alunos, corroborando com a importância do estudo das Representações Sociais também no aprimoramento do Processo de Avaliação da Aprendizagem.
Abstract: This study investigated the Social Representations of students enrolled in High School on the process of learning assessment. With a quali-quantitative nature, this research had a population of 250 High School students and 22 teachers from four full-time schools, in a public-school system, in a municipality of Vale do Paraíba e Litoral Norte Metropolitan Region, State of São Paulo, Brazil. Research instruments were questionnaires and drawings, applied to students, and individual semi-structured interviews applied to teachers. The data collected through the questionnaires were initially treated by Excel, the interviews treated by the IRaMuTeQ software and the drawings will be analysed using the iconography. The results showed that, the students from 14 to 18 years old, most of them attended only public schools, perceive the evaluation process as a way of assimilating knowledge, however, they bring negative feelings with them. As for teachers, selected for presenting practices of recognized excellence, both by managers and their peers, they understand that assessment with a broad concept, which mixes different methods and instruments, but must be constantly improved, seeking to upgrade the process of building the student teaching and learning. This study revealed some learning assessment practices experienced in high schools, from the narratives of teachers and students, corroborating the importance of the study of Social Representations also in the improvement of the Learning Assessment Process.
Keywords: Aprendizagem - Avaliação
Ensino médio
Representação social
Rendimento escolar
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7023
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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