Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7028
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar
Authors: Freire Junior, João, 1976-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem por tema a formação continuada de professores, dando-se ênfase aos desafios e perspectivas encontradas, quanto as suas práticas, em uma Instituição de Ensino Militar. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), lócus da pesquisa, é uma Instituição de Ensino Superior de Extensão e Pesquisa responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro (EB). O objetivo principal da pesquisa está em analisar as perspectivas e os desafios encontrados por esses professores, na utilização de novas tecnologias e metodologias como ferramentas de apoio no processo de ensino. Essa nova política de ensino, com base no Ensino por Competências e em substituição ao Ensino por Objetivos de Aprendizagem, corroborou para uma mudança do olhar formativo no Exército. Tal ação oportunizou uma aprendizagem significativa, exigindo do docente a utilização de novas ferramentas e de novas práticas pedagógicas, até então, desconhecidas ou não utilizadas de forma eficiente. O referencial teórico apoia-se em autores como: Tardif (2002; 2013), Nóvoa (1992; 2009), Imbernón (2006), Perrenoud (2000; 2001), Gatti (2009; 2010; 2011; 2013; 2016; 2017), Marcelo García (1992; 1999; 2007), Moran (1995; 2015; 2017), Zabala (2010) entre outros, os quais discutem temáticas relativas a: saberes, formação docente, tecnologias e novas metodologias de ensino. Optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo em vista a apreensão das significações atribuídas pelos docentes participantes. A coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário (survey), com perguntas abertas e fechadas. Os dados obtidos passaram por uma análise documental e de conteúdo. Os resultados esclareceram que: os docentes militares possuem formações acadêmicas diversas (Formação Inicial); buscam atualização em sua área específica, com ou sem o apoio institucional; entendem como necessárias as formações oportunizadas pela instituição; salientam que sua formação é influenciada pelo contexto em que estão inseridos; percebem a progressão na carreira e a sua continuidade formativa; contribuem para o aprendizado coletivo; entendem a necessidade da aplicabilidade de tecnologias e de novas metodologias em sala de aula; mas, parcela considerável ainda possui certa relutância e insegurança quanto ao uso dessas ferramentas, tecnológicas ou não. Propõe-se a necessidade de continuidade e melhoria nas ações formativas, tanto internas quanto externas, no sentido de amenizar tais inseguranças e incertezas; políticas públicas mais efetivas, não somente quanto a uma seleção criteriosa de seus docentes, mas no estímulo à formação continuada e a oportunidade de formação em serviço.
Abstract: The theme of the work is the continuous training of teachers, with an emphasis on the challenges and perspectives found regarding their practices in a Military Education Institution. The Military Academy of Agulhas Negras (AMAN), the locus of the research, is a Higher Education Institution of Extension and Research responsible for the training of the combatant career officers of the Brazilian Army (EB). The main objective of the research is to analyze the perspectives and challenges encountered by these teachers in the use of new technologies and methodologies, as support tools in the teaching process. This new teaching policy based on Teaching by Competencies, replacing Teaching by Learning Objectives, corroborated for a change in the formative look in the Army. Such action, provided the opportunity for meaningful learning, requiring from this teacher the use of new tools and new pedagogical practices, hitherto unknown, or not used efficiently. The theoretical framework is supported by authors such as Tardif (2002; 2013), Nóvoa (1992; 2009), Imbernón (2006), Perrenoud (2000; 2001), Gatti (2009; 2010; 2011; 2013; 2016; 2017) and Marcelo García (1992; 1999; 2007), Moran (1995; 2015; 2017) and Zabala (2010) among others, who discuss topics related to knowledge, teacher training, technologies and new teaching methodologies. We opted for a qualitative approach in order to apprehend the meanings attributed by the participating teachers. Data collection was performed through a questionnaire (survey), with open and closed questions. The data obtained went through a documentary and content analysis and its results clarified that: military teachers have different academic backgrounds (initial training); seek updating in their specific area, with or without institutional support; understand the training provided by the institution as necessary; they emphasize that their formation is influenced by the context in which they are inserted; perceive career progression and its formative continuity; contribute to collective learning; understand the need for the applicability of technologies and new methodologies in the classroom; and that, a considerable portion, still has a certain reluctance and insecurity regarding the use of these tools, technological or not. It is proposed the need for continuity and improvement in training actions, both internal and external, in order to alleviate such insecurities and uncertainties; more effective public policies, not only regarding a careful selection of its professors, but in encouraging continuing education and the opportunity for in-service training.
Keywords: Professores - Formação
Ensino superior
Inovações tecnológicas
Ensino - Metodologia
Academia Militar das Agulhas Negras
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7028
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Joao Freire Junior.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.