Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7030
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Necessidades formativas de professores iniciantes na Educação Infantil
Authors: Coelho, Eliara de Oliveira, 1987-
Abstract: Resumo: O reconhecimento da relevância do período inicial da carreira docente para a construção do conhecimento profissional dos professores tem estimulado pesquisas voltadas para a investigação dessa fase da carreira docente. Nessa temática, um aspecto pouco considerado pelos sistemas de ensino é o levantamento das necessidades formativas dos professores iniciantes. A presente pesquisa tem por objetivo investigar as necessidades formativas de professores iniciantes no momento de inserção profissional em escolas de Educação Infantil, bem como as formas de atendimento a essas necessidades promovidas pela instituição escolar. Esta temática vincula-se à linha de pesquisa Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. A fundamentação teórica se estrutura a partir de autores que vêm investigando a temática dos professores iniciantes e das necessidades formativas, entre os quais destacam-se Tardif (2014), Gatti (2012), Marcelo (2009), Huberman (1995), Estrela; Madureira e Leite (1999), Oliveira (2011), Giordan e Hobold (2014; 2015). O perfil dos participantes da pesquisa está delimitado entre professores iniciantes na Educação Infantil, com até três anos de atuação neste segmento, na Rede Municipal de Ensino de Taubaté. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos para coleta de dados um questionário respondido por 37 professores iniciantes na Educação Infantil da rede de ensino, e um grupo focal, composto por 6 professoras que também responderam ao questionário. A análise dos resultados mostrou que as professoras iniciantes que participaram desta pesquisa enfrentam momentos de desafios e dificuldades, que passam pelas lacunas na formação inicial, especialmente em relação ao preparo para as questões da prática cotidiana. Revelou ainda as condições desfavoráveis à inserção profissional no contexto escolar, onde são tratadas como se já fossem experientes, sem considerar as necessidades de início de carreira, com destaque para a falta de apoio e da valorização dos seus conhecimentos. Ao expressarem suas necessidades formativas os apontamentos feitos pelas iniciantes dizem respeito a acolhimento, escuta ativa, apoio técnico-pedagógico, orientações e acompanhamento de profissionais experientes. A análise mostra que essas condições não foram encontradas no início da carreira e que as poucas ações que acontecem não atendem ao que de fato o iniciante precisa. Os resultados desta pesquisa confirmam a urgência na adoção de políticas públicas voltadas para o atendimento às necessidades formativas dos professores iniciantes da Educação Infantil, com propostas que incluam os docentes novatos nas discussões sobre o planejamento das ações formativas.
Abstract: The recognition of the relevance of the initial teaching career period for the construction of teachers' professional knowledge has stimulated research aimed at investigating this phase of the teaching career. In this theme, an aspect little considered by the education systems is the survey of the training needs of the beginning teachers. This research aims to investigate the training needs of beginning teachers at the time of professional insertion in early childhood schools, as well as the ways of meeting these needs promoted by the school institution. This theme is linked to the line of research Teacher Training and Professional Development of the Professional Master in Education at the University of Taubaté. The theoretical foundation is based on authors who have been investigating the theme of beginning teachers and training needs, among which stand out Tardif (2014), Gatti (2012), Marcelo (2009), Huberman (1995), Estrela; Madureira e Leite (1999), Oliveira (2011), Giordan and Hobold (2014; 2015). The profile of the research participants is delimited among teachers beginning in Early Childhood Education, with up to three years of experience in this segment, in the Municipal Education Network of Taubaté. The research, of qualitative nature, had as instruments for data collection a questionnaire answered by 37 teachers beginning in Early Childhood Education in the school network, and a focus group, composed of 6 teachers who also answered the questionnaire. The analysis of the results showed that the beginning teachers who participated in this research face moments of challenges and difficulties, which go through the gaps in the initial training, especially in relation to the preparation for the questions of daily practice. It also revealed the unfavorable conditions for professional insertion in the school context, where they are treated as if they were already experienced, without considering the needs of beginning their careers, with emphasis on the lack of support and the valorization of their knowledge. When expressing their training needs, the notes made by the beginners relate to welcoming, active listening, technical and pedagogical support, guidance and monitoring of experienced professionals. The analysis shows that these conditions were not found at the beginning of the career and that the few actions that take place do not meet what the beginner really needs. The results of this research confirm the urgency in the adoption of public policies aimed at meeting the formative needs of beginning teachers of Early Childhood Education, with proposals that include novice teachers in discussions about the planning of training actions.
Keywords: Professores - Formação
Educação infantil
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7030
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Eliara de Oliveira Coelho.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.