Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7034
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço
Authors: Gomes, Danilo Garufe, 1985-
Abstract: Resumo: A formação continuada em serviço é um tema relevante para o desenvolvimento profissional docente, bem como para a educação básica, pois é esta formação que permite com que o professor acompanhe o fluxo da mudança, a partir de uma abordagem de aprendizagem constante. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de formação continuada realizado dentro do espaço escolar. Valer-se-á de referenciais teóricos como Canário (1998, 2001); Gatti, Barreto e André (2011); Imbernón (2009), Davis et al. (2012); Marcelo Garcia (2009); entre outros. Trata-se de pesquisa descritiva/exploratória, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e seu delineamento foi realizado por meio de levantamento bibliográfico e documental. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados grupos focais com professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de escolas da rede pública paulista de ensino de uma cidade do Vale do Paraíba paulista. Os grupos focais seguiram a perspectiva de Gatti (2005) e contou com um roteiro acerca da formação continuada em serviço e pretendeu discutir aspectos e contribuições para aprimorar esse processo. Os Grupos Focais foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo categorial temática, conforme proposto por Bardin (2016). Algumas conclusões podem ser tecidas a partir da pesquisa empírica, do referencial teórico e dos dispositivos legais que regem a formação contínua e a ATPC. A primeira é de que não há um projeto de formação contínua orgânico que valorize a construção de saberes, culminando no enfraquecimento das figuras dos professores. A segunda é que existe um exercício prático (contexto da prática) que difere do contexto de produção do texto e que recria a ação formativa a partir das vivências cotidianas. Por fim, os resultados obtidos até o momento apontam a relevância de uma construção dialógica entre supervisores de ensino, diretor de escola e professor coordenador para o aprimoramento das práticas de formação continuada na ATPC, comprometidos com a valorização desse espaço/tempo, decisões coletivas sobre práticas possíveis de serem desenvolvidas pelos profissionais da escola, colaboração e transformação.
Abstract: Continuing in-service training is a relevant topic for teacher professional development, as well as for basic education, as it is this training that allows the teacher to follow the flow of change, from a constant learning approach. This research aims to analyze the process of continuing education carried out within the school space. It will make use of theoretical references like Canário (1998, 2001); Gatti, Barreto and André (2011); Imbernón (2009); Davis et al. (2012), Marcelo Garcia (2009); among others. It is a descriptive / exploratory research, of an applied nature, with a qualitative approach and its design was carried out through bibliographical and documentary survey. As a data collection instrument, focus groups were used with teachers working in the final years of elementary and high school in schools in the São Paulo public school system in a city in the São Paulo Valley. The Focus Groups followed the perspective of Gatti (2005) and had a script about continuing education in service and intended to discuss aspects and contributions to improve this process. The Focus Groups were recorded, transcribed and submitted to thematic categorical content analysis, as proposed by Bardin (2016). Some conclusions can already be drawn from empirical research, the theoretical framework and the legal provisions that govern continuous training and ATPC. The first is that there is no continuous organic training project that values the construction of knowledge, culminating in the weakening of the figures of teachers. The second is that there is a practical exercise (context of practice) that differs from the context of producing the text and that recreates the formative action from everyday experiences. Finally, the results obtained so far point to the relevance of a dialogical construction between teaching supervisors, school director and coordinating teacher for the improvement of continuing education practices at ATPC, committed to the valorization of this space / time, collective decisions about practices that can be developed by school professionals, collaboration and transformation.
Keywords: Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Ensino fundamental
Ensino médio
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7034
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Danilo Garufe Gomes.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.