Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7038
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Escola em área de risco ambiental : o que dizem professores e alunos
Authors: Carvalheira, Adriana Valéria Vargas, 1969-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa visou investigar a percepção do Professor Coordenador do Projeto Cemaden Educação, do Coordenador Pedagógico da escola e de ex-estudantes que participaram do Projeto sobre as práticas educativas realizadas na Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia localizada em situação de risco ambiental e suas influências na comunidade local. O município, monitorado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais CEMADEN/MCTIC, realiza este projeto piloto denominado Cemaden Educação visando à prevenção de desastres naturais. O referencial teórico que sustentou essa pesquisa abrangeu a discussão sobre o currículo escolar, a interdisciplinaridade e a escola sustentável e resiliente a partir da perspectiva da Educação Ambiental. De natureza qualitativa, esta pesquisa foi desenvolvida com o Professor Coordenador do Projeto, Professor Coordenador Pedagógico da Escola e ex-alunos do Ensino Médio que participaram das atividades de implantação e monitoramento do referido projeto. Foi utilizada a entrevista semiestruturada como instrumento de pesquisa, realizada individualmente com os sujeitos, em conformidade com os procedimentos éticos. As entrevistas foram transcritas manualmente, preparadas e tratadas pelo software IRaMuTeQ e analisadas por meio do cruzamento entre as classes e excertos apontados por este programa. Em seguida, foram triangulados os dados obtidos nessa análise, na revisão documental, nas entrevistas e na revisão de literatura sobre o referencial teórico que embasou o trabalho. Os resultados mostraram que o Projeto Cemaden Educação foi bastante significativo para os participantes que o julgaram de extrema importância, pois enriqueceu os conteúdos do currículo escolar e ofereceu subsídios para que os mesmos pudessem exercer práticas de verificação das mudanças climáticas e ou paisagens locais podendo colaborar desta forma eficaz e conscientemente com a prevenção de riscos de desastres. Esse projeto veio aprimorar as práticas que já eram realizadas na escola no que tange a uma educação sustentável e resiliente.
Abstract: This research aimed to investigate the perception of the Coordinating Professor of the Cemaden Education Project, the Pedagogical Coordinator of the school and former students who participated in the Project on the educational practices carried out at Monsignor Ignácio Gióia State School, which is located in an environmental and environmental risk situation. their influences on the local community. The municipality, monitored by the National Center for Monitoring and Warning of Natural Disasters CEMADEN / MCTIC, conducts this pilot project called Cemaden Education aimed at preventing natural disasters. The theoretical framework that supported this research covered the discussion about the school curriculum, interdisciplinarity and the sustainable and resilient school from the perspective of Environmental Education. Of qualitative nature, this research was developed with the Project Coordinating Professor, Pedagogical Coordinating Professor of the School and high school alumni who participated in the implementation and monitoring activities of the project. The semi-structured interview was used as a research instrument, conducted individually with the subjects, in accordance with the ethical procedures. The interviews were manually transcribed, prepared and treated by the IRaMuTeQ software and analyzed by crossing the classes and excerpts pointed out by this program. Then, the data obtained in this analysis, the document review, the interviews and the literature review on the theoretical framework that supported the work were triangulated. The results showed that the Cemaden Education Project was very significant for the participants who considered it extremely important, as it enriched the contents of the school curriculum and offered subsidies so that they could practice climate change verification practices or local landscapes and could collaborate in this way. effectively and consciously with disaster risk prevention. This project improved the practices that were already performed at school regarding a sustainable and resilient education.
Keywords: Currículo escolar
Desastres ambientais
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7038
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
_Adriana Valeria Vargas Carvalheira.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.