Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7042
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As significações dos professores de Educação Física do Instituto Federal de São Paulo acerca da Base Nacional Comum Curricular
Authors: Velloso, Livia Roberta da Silva, 1985-
Abstract: Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma Política Pública da Educação brasileira atual e pertinente. A partir da implantação dessa Política pública, entende-se que os currículos das escolas brasileiras serão construídos orientados pela BNCC, assim, acredita-se que os professores serão agentes ativos nesse processo de construção e implantação dos currículos. Portanto, pensar a BNCC sendo colocada em ação nas escolas por professores, requer pensar em uma atividade humana, sempre cheia de significados e sentidos, pois, no agir humano o homem realiza atividades internas e externas operando com os significados. Dessa forma, de acordo com o movimento dialético e histórico de produção de significações pelos sujeitos, o objetivo desta pesquisa foi apreender o processo de constituição dos significados e sentidos atribuídos à BNCC por professores de Educação Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa (avaliativa e interpretativa). Os participantes desta pesquisa foram professores de Educação Física do IFSP. As informações foram produzidas através de dois instrumentos: questionário e entrevista semi-estruturada. As informações obtidas através dos instrumentos foram transcritas e analisadas de acordo com a proposta dos Núcleos de Significação, e assim, gerou-se quadros interpretativos. Dessa forma, pôde-se concluir que os docentes do IFSP enxergam na BNCC de Educação Física uma forma de fomentar os diálogos em relação ao componente curricular na instituição. Compreendem a relevância de uma BNCC, sem deixar de demonstrar seus receios e descontentamentos em relação a mesma. Criticam a maneira como foi conduzida as "discussões" para a versão final do documento homologado (ensino fundamental), e acreditam fortemente, que esse documento possa estar intimamente atrelando a educação ao sistema econômico empresarial. Por fim, os docentes do IFSP não acreditam na contribuição da atual BNCC do ensino médio para as aulas Educação Física escolar dentro da instituição, pois lamentam o rumo que o documento tomou após a mudança governamental ocorrida no país em 2016, que acarretou falta de continuidade do que estava sendo construído.
Abstract: The National Curricular Common Base (BNCC) is a current and relevant Brazilian Public Education Policy. From the implementation of this Public Policy, it is understood that the curricula of the Brazilian schools will be constructed guided by BNCC, thus, it is believed that teachers will be active agents in this process of construction and implementation of curricula. Therefore, to think of the BNCC being put into action in schools by teachers, requires thinking of a human activity, always full of meanings and meanings, because in human action man performs internal and external activities operating with meanings. Thus, according to the dialectical and historical movement of signification production by the subjects, the objective of this research was to apprehend the process of constitution of the meanings and meanings attributed to the BNCC by Physical Education teachers of the Federal Institute of São Paulo (IFSP). It is a qualitative research (evaluative and interpretative). Participants in this research were Physical Education teachers from the IFSP. The information was produced through two instruments: questionnaire and semi-structured interview. The information obtained through the instruments was transcribed and analyzed according to the proposal of the Nuclei of Significance, and thus, interpretative tables were generated. In this way, it was possible to conclude that the teachers of the IFSP see in the BNCC of Physical Education a way to foment the dialogues in relation to the curricular component in the institution. They understand the relevance of a BNCC, while demonstrating their fears and discontent with it. They criticize the way in which the "discussions" for the final version of the approved document (fundamental education) were conducted, and strongly believe that this document may be closely linking education with the business economic system. Finally, IFSP teachers do not believe in the contribution of the current high school BNCC to the School Physical Education classes within the institution, as they regret the course that the document took after the governmental change that occurred in the country in 2016, which led to a lack of continuity of what was being built.
Keywords: Professores
Base Nacional Comum Curricular
Educação física
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7042
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Livia Roberta da Silva Velloso.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.