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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Pessoas identificadas com deficiência na Educação Profissional : uma análise das significações de docentes de um câmpus do IFSP
Authors: Almeida, Luiz Gonçalves de, 1960-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apreender as significações que docentes de um câmpus do Instituto Federal de São Paulo expressam em relação aos alunos, Pessoas identificadas com deficiência na educação profissional, sob a perspectiva das seis dimensões da acessibilidade: atitudinal, metodológica, comunicacional, instrumental, arquitetônica e programática (SASSAKI, 1997) e se existem barreiras que impedem o desenvolvimento dessas pessoas. Destarte, os pressupostos teórico-metodológicos desta pesquisa fundamentam-se na Psicologia Sócio-histórica e no Materialismo Histórico-dialético, a partir das contribuições de Marx (2007; 2011; 2013), Cury (1995), Konder (2014), Kosik (1969), Aguiar e Bock (2018), Vigotski (2003; 2011; 2018; 2021), Aguiar e Ozella (2006; 2013), Aguiar, Machado e Campos (2015). Assim, essa dissertação está organizada em dois grandes temas principais, sendo o primeiro a "Revisão da Literatura: Educação Profissional numa Perspectiva Inclusiva" - em que se aborda um panorama dos trabalhos selecionados que tratam da temática da inclusão na Educação Especial, da complexidade que é o processo educativo; um breve histórico da Educação Profissional no Brasil, da Inclusão na Educação Profissional e do desenvolvimento humano na perspectiva vigotskiana. Já o segundo tema, trata dos "Pressupostos do Método de Análise" - na qual procuramos descrever a compreensão dos fenômenos a partir da dialética materialista histórica, do lugar da pesquisa, de seus sujeitos, da análise da produção das informações e dos procedimentos adotados. Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa: Inclusão e Diversidade Sociocultural, de abordagem qualitativa e aplicada, teve como instrumentos para produção das informações, questionário e entrevista semiestruturada. Esta pesquisa teve como foco três docentes, de um universo de quarenta e cinco, que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A análise da produção das informações, em consonância com os princípios da Psicologia Sócio-histórica e do Materialismo Histórico-dialético, foi realizada a partir do instrumento teórico-metodológico denominado "Núcleos de Significação" (AGUIAR e OZELLA, 2006; 2013). Essa análise, foi realizada a partir da construção de dois núcleos, nesse processo, foi possível apreender significações, que indicaram uma concepção de um modelo de homem/mulher, de aluno ideal, de que existe um padrão e que a partir desse modelo todos os instrumentos, todas as técnicas foram pensadas/idealizadas com base nesse modelo. Mesmo diante desse cenário, observou-se iniciativas tanto dos docentes, como da instituição, na tentativa de garantia de acessibilidade ao processo ensino-aprendizagem dos alunos e alunas, Pessoas com deficiência. Diante disso, é urgente o reconhecimento da diferença, da diversidade humana, para que sejam ressignificados todos os nossos sistemas sociais e culturais - no sentido de que esses sistemas atendam a multiplicidade de seres humanos que vivem nesse espaço.
Abstract: The present work aims to apprehend the meanings that teachers of a campus of the Federal Institute of São Paulo express in relation to students, People identified with disabilities in professional education, from the perspective of the six dimensions of accessibility: attitudinal, methodological, communicational, instrumental, architectural and programmatic (SASSAKI, 1997) and if there are barriers that hinder the development of these people. Therefore, the theoretical and methodological assumptions of this research are based on the Social-Historical Psychology and on the Historical-Dialectical Materialism, from the contributions of Marx (2007; 2011; 2013), Cury (1995), Konder (2014), Kosik (1969), Aguiar and Bock (2018), Vygotski (2003; 2011; 2018; 2021), Aguiar and Ozella (2006; 2013), Aguiar, Machado and Campos (2015). Thus, this dissertation is organized into two main themes, being the first one the "Literature Review: Vocational Education from an Inclusive Perspective" - in which an overview of selected works dealing with the theme of inclusion in Special Education, the complexity of the educational process, a brief history of Vocational Education in Brazil, Inclusion in Vocational Education and human development from the Vygotskian perspective is addressed. The second theme deals with the "Assumptions of the Analysis Method" - in which we seek to describe the understanding of the phenomena from the historical materialist dialectic, the place of research, its subjects, the analysis of the production of information and the procedures adopted. This work is inserted in the Research Line: Inclusion and Sociocultural Diversity, of qualitative and applied approach, and had as instruments for the production of information, a questionnaire and semi-structured interviews. This research focused on three teachers, from a universe of forty-five, who work in technical courses integrated to high school. The analysis of the information production, in line with the principles of Socio-historical Psychology and Dialectical Historical Materialism, was performed from the theoretical and methodological tool called "Nuclei of Meaning" (AGUIAR and OZELLA, 2006; 2013). This analysis was performed from the construction of two nuclei, in this process, it was possible to apprehend meanings, which indicated a conception of a model of man/woman, of the ideal student, that there is a standard and that from this model all the instruments, all the techniques were thought/idealized based on this model. Even in face of this scenario, it was observed initiatives from both the teachers and the institution in an attempt to guarantee accessibility to the teaching-learning process for students with disabilities. Therefore, it is urgent to recognize the difference, the human diversity, in order to give new meaning to all our social and cultural systems - in the sense that these systems meet the multiplicity of human beings who live in this space.
Keywords: Pessoas com deficiência
Educação profissional
Acessibilidade
Psicologia sócio-histórica
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7052
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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