Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7063
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de valores humanos nas aulas de Língua Portuguesa mediante a produção de resenha de um filme do gênero fantasia
Authors: Saqib, Norma Selmikat Paredes, 1965-
Abstract: Resumo: O tema deste trabalho diz respeito ao desenvolvimento de valores humanos na educação escolar, como também acentua a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao reconhecer que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento integral do aluno. Os tempos atuais estão marcados por uma crise de valores éticos e morais e no espaço escolar, os reflexos dessa crise se tornam bastante evidentes. As queixas de professores sobre indisciplina, violência, falta de empatia e desinteresse pelas aulas são frequentes, seja em instituições públicas ou particulares. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo oferecer uma proposta didática visando ao desenvolvimento de valores humanos mediante a produção de resenha de um filme. A motivação para a realização dessa proposta deve-se ao fato, também, de que esta professora, lecionando desde 1991, vivenciou as dificuldades pertinentes à adaptação e à convivência apresentadas pelos alunos que ingressam no 6° ano, por ser um ano de transição entre os ciclos iniciais e finais e que podem afetar seu desenvolvimento cognitivo, psicológico e social. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, referenciada em categorias teóricas com base na interpretação do pesquisador, do tipo bibliográfico. Os pressupostos teóricos em que a pesquisa se baseia são: a construção dos valores humanos na escola e sua importância na formação dos alunos, com base nas concepções de Vigotsky, La Taille, entre outros; a crise de valores da atualidade e o papel do professor à luz de considerações de Cortella e La Taille, entre outros; a importância dos gêneros discursivos como elementos constitutivos da interação social a partir dos estudos de Bakhtin, bem como as contribuições da psicanálise dos contos de fadas, pelos estudos de Bettelheim; as considerações de Napolitano, entre outros, sobre as origens do cinema e quanto ao uso de filmes em sala de aula como recurso didático para o desenvolvimento de valores humanos. Os resultados dessa proposta de sequência didática poderão contribuir não só para o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de gêneros textuais (orais e escritos), mas sobretudo para o desenvolvimento de valores humanos em nossa sociedade.
Abstract: The theme of this work concerns the development of human values in school education, as also emphasized by the National Common Curricular Base (BNCC), by recognizing that education is committed to the training and integral development of the student. Current times are marked by a crisis of ethical and moral values and in the school space, the consequences of this crisis become quite evident. Complaints from teachers about indiscipline, violence, lack of empathy and lack of interest in classes are frequent, whether in public or private institutions. Therefore, this work aims to offer a didactic proposal aimed at developing human values through the production of a film review. The motivation for carrying out this proposal is also due to the fact that this teacher, teaching since 1991, has experienced the difficulties related to adaptation and coexistence presented by students entering the 6th year, as it is a year of transition between the initial and final cycles and which can affect their cognitive, psychological and social development. Methodologically, this is qualitative research, referenced in theoretical categories based on the researcher's interpretation, of the bibliographic type. The theoretical assumptions on which the research is based are: the construction of human values at school and their importance in the training of students, based on the concepts of Vigotsky, La Taille, among others; the current crisis of values and the role of the teacher in this situation in light of considerations by Cortella and La Taille, among others; the importance of discursive genres as constitutive elements of social interaction based on Bakhtin's studies, as well as the contributions of the psychoanalysis of fairy tales, through Bettelheim's studies; Napolitano's considerations, among others, about the origins of cinema and the use of films in the classroom as a teaching resource for the development of human values. The results of this proposed didactic sequence may contribute not only to the development of reading skills and production of textual genres (oral and written), but above all to the development of human values in our society.
Keywords: Professores - Formação
Valores humanos
Cinema
Educação
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7063
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Norma Selmikat Paredes Saqib.pdf519.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.