Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7069
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Processos criativos em música de arte educadores da educação básica
Authors: Vantil, Roberto Altoé, 1993-
Abstract: Resumo: A pesquisa intitulada "Processos criativos em música de arte educadores da educação básica" realizada pelo autor, na área de concentração, Formação Docente para a Educação Básica, na linha de pesquisa, Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, tem por objetivo analisar como os arte educadores desenvolvem seus processos criativos na linguagem de música na educação básica. A pesquisa é parte do debate do Grupo de estudo Arte Educação e Criação da UNITAU - Mestrado Profissional em Educação. Analisa como os processos de criação estão envolvidos no planejamento dos arte educadores e de que maneira são levados para a sala de aula, uma vez que o processo de criação é objeto de conhecimento da arte e está normalizado pela BNCC. Ressalta a importância desta dimensão do conhecimento uma vez que, por meio dela, lidam-se com as tomadas de decisões, desafios, inquietações e com a investigação crítica, transforma ideias em uma determinada materialidade possível. Para o processo metodológico é de pesquisa qualitativa, utilizando a Artografia e a Pesquisa Baseada em Arte como fundamento teórico da pesquisa. Os participantes foram contatados por meio da Secretaria Municipal do município de Itapemirim do estado do Espírito Santo. Enviaram-se questionários para os arte educadores associados e realizado o convite para participar de Grupos de Discussão com finalidade de realizar uma provocação artística musical e analisar os processos de criação realizados pelos participantes a partir da experiência vivenciada no grupo. Como resultados dos questionários observou-se que 85% das respostas são do público feminino. Mais de 57% do público é da faixa etária de 40 a 49 anos e 42,9% deles são formados em música e 71,4% deles trabalham com a linguagem musical no ensino de arte na educação básica. A partir da disponibilidade dos professores foram realizadas a "Imersão no processo de criação para investigar poemas musicalizados" um portfólio que é o produto técnico desta pesquisa. Este estudo fortalece as pesquisas na área de arte educação sobretudo com a temática em processo de criação e contribui para a ampliação dos dados científicos e é uma oportunidade de valorização da área que constantemente sofre abafamentos, mas que vem de encontro com as necessidades fundamentais para despertar o pensamento e reflexões críticas do ser humano.
Abstract: Research titled "Creative processes in art music - basic education educators" carried out by the author, as an area of concentration, teacher training for Basic Education, in the line of research, teacher training and professional development, aims to analyze how art educators develop their creative processes in the language of music in basic education. The research is part of the debate of the Art-Education and Creation study group at UNITAU - Professional Master's Degree in Education. It analyzes how the creation processes are involved in the planning of art educators and how they are taken to the classroom, since the creation process is an object of art knowledge and is standardized by the BNCC. Furthermore, it highlights the importance of this dimension of knowledge since, through it, decision-making, challenges, concerns and critical investigation are dealt with, transforming ideas into a certain possible materiality. The methodological process is qualitative research, using Artography and Art-Based Research as the theoretical foundation of the research. Participants were contacted through the Municipal Secretariat of the municipality of Itapemirim in the state of Espírito Santo. Questionnaires were sent to the associated art educators and an invitation was made to participate in Discussion Groups with the purpose of carrying out a musical artistic provocation and analyzing the creation processes carried out by the participants based on the experience lived in the group. At this stage of the research, the questionnaires have already been answered and as an initial analysis, it is observed that 85% of the responses are from the female public. More than 57% of the public is aged between 40 and 49 years old and 42.9% of them have degrees in music and 71.4% of them work with the musical language in teaching art in basic education. Based on the availability of teachers, "Immersion in the creation process to investigate musicalized poems" was carried out, a portfolio that is the technical product of this research. This study strengthens research in the area of art education, especially with the theme in the process of creation and contributes for the expansion of scientific data and is an opportunity to value the area that constantly suffers from stifling, but which meets the fundamental needs to awaken critical thinking and reflections in human beings.
Keywords: Arte - Educação
Pesquisa - Arte
Ensino criativo
Música
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7069
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Roberto Altoe Vantil.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.