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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas no ambiente escolar que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes
Authors: Stein, Adriana Nunes, 1977-
Abstract: Resumo: Este trabalho insere-se na área de concentração das análises e pesquisas desenvolvidas no grupo de Pesquisa intitulado Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias. A pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - MPE UNITAU, junto ao Projeto de pesquisa Processos e práticas de formação, cujo objetivo é estudar os processos de formação docente para a Educação Básica, políticas de formação continuada, na perspectiva do desenvolvimento profissional. Justifica-se por considerar que atualmente muitos docentes vêm adoecendo por questões inerentes à sua atividade, tendo o ambiente de trabalho grande influência na vida pessoal e profissional desses professores, tanto para seu bem-estar quanto para impactar o desenvolvimento dos alunos em sala de aula. Esta pesquisa tem por objetivo investigar práticas no ambiente escolar que promovam o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. De abordagem qualitativa, esta pesquisa tem como participantes 106 professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais da Rede Municipal de Taubaté, cuja maioria são mulheres, com idade entre 31 e 50 anos e 10 a 20 anos de docência. O critério para participação foi a adesão ao convite. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados o questionário online e a entrevista semiestruturada individual, cujos resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e triangulados, considerando o referencial teórico e o contexto de pesquisa. Os resultados demonstraram que os professores acreditam que a escola é um espaço de trabalho, aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional. Para eles, o tempo de experiência na profissão é importante, assim como as orientações e acompanhamento na escola são importantes para a prática. Nem todos acreditam que o HTPC e as formações sistemáticas que acontecem na escola são imprescindíveis para seu processo formativo. Ao mesmo tempo, acreditam que as trocas realizadas entre os colegas são essenciais para com sua prática educativa, o que pode ser compreendido como um indício importante para a continuidade deste trabalho. Os professores inferem valorizar práticas colaborativas, envolvendo a troca entre os pares e uma participação mais ativa nas formações, que são características da formação centrada na escola. O desafio futuro é levantar as vantagens e resultados desse trabalho, para que os próprios docentes, coordenadores e gestores impulsionem estas práticas e as insiram na Proposta Político Pedagógica da Escola. Como produto técnico educacional tem-se uma proposta formativa para ser colocada em prática nas redes de ensino, de forma a privilegiar espaços de troca e de colaboração entre os professores.
Abstract: This work is part of the area of concentration of analyzes and research developed in the research group entitled Education: professional development, diversity and methodologies. The research is linked to the research line Teacher Training and Professional Development of the Graduate Program Professional Master's in Education at the University of Taubaté - MPE UNITAU, together with the research project Processes and training practices, whose objective is to study the training processes teacher for Basic Education, continuing education policies, from the perspective of professional development. It is justified by considering that currently many teachers are falling ill due to issues inherent to their activity, with the work environment having a great influence on the personal and professional lives of these teachers, both for their well-being and for impacting the development of students in the classroom. This research aims to investigate practices in the school environment that promote the personal and professional development of teachers. Using a qualitative approach, this research has as participants 106 Elementary School teachers from the early and final years of the Taubaté Municipal Network, most of whom are women, aged between 31 and 50 years and with 10 to 20 years of teaching experience. The criterion for participation was adherence to the invitation. The online questionnaire and the individual semi-structured interview were used as instruments for data collection, whose results were analyzed using Content Analysis and triangulated, considering the theoretical framework and the research context. The results showed that the teachers believe that the school is a space for work, learning and personal and professional development. For them, the time of experience in the profession is important, as well as guidance and monitoring at school are important for practice. Not everyone believes that the HTPC and the systematic training that takes place at school are essential for their training process. At the same time, they believe that the exchanges between colleagues are essential for their educational practice, which can be understood as an important indication for the continuity of this work. Teachers infer that they value collaborative practices, involving exchanges between peers and a more active participation in training, which are characteristics of school-centered training. The future challenge is to raise the advantages and results of this work, so that the teachers, coordinators and managers themselves promote these practices and insert them into the School's Pedagogical Political Proposal. As an educational technical product, there is a training proposal to be put into practice in the teaching networks, in order to privilege spaces for exchange and collaboration between teachers.
Keywords: Professores - Formação
Escola
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7071
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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