Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7105
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação continuada na visão dosprofessores : desenvolvimento profissional e a contribuição da tecnologia
Authors: Santana, Donizete dos Santos, 1984-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa resultou de uma ação colaborativa entre professores da Rede Pública Estadual de um município da região Metropolitana do Vale do Paraíba paulista e se insere na linha de pesquisa da Profissão Docente e Desenvolvimento Profissional do Mestrado Profissional em Educação (MPE) da Universidade de Taubaté. O objetivo geral é investigar os efeitos da formação continuada nas perspectivas dos professores em relação ao desenvolvimento profissional, bem como, possíveis contribuições da tecnologia na visão desses profissionais. Entende-se por formação continuada, de acordo com Nóvoa (1995), diversos programas de formação de professores que têm como objetivo proporcionar oportunidades de autodescoberta e autorreflexão, de modo que os educadores possam utilizar suas histórias pessoais, experiências de vida e subjetividade para moldar sua identidade profissional. Além das contribuições de Nóvoa, nossa base teórica também inclui García (1999), Geglio (2003) e Gatti et al. (2019). A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e qualitativa, utilizando a metodologia de reflexão do grupo de estudos de Pesquisa Colaborativa. Entrevistas foram conduzidas remotamente via Google Meet, utilizando questionários semiestruturados no Google Forms, permitindo a participação flexível dos docentes. A seleção dos participantes considerou licenciados em diversas áreas do conhecimento, atuando no Ensino Médio de escolas públicas estaduais, visando uma representação abrangente. Dos 22 docentes participantes, seis homens e 16 mulheres foram anonimizados com números arábicos de 1 a 22 para preservar sua identidade. Apenas seis dos respondentes concordaram em ser entrevistados. O software IRAMUTEQ foi utilizado para categorizar e analisar os dados coletados nas entrevistas, resultando em uma análise mais detalhada, seguindo a metodologia proposta por Franco (2021). Conclui-se que os professores demonstram compromisso com o aprimoramento de sua formação e prática pedagógica, o que se traduz em investimentos significativos, pessoais e profissionais, impulsionados pela convicção de que podem melhorar sua prática educacional. Os resultados destacam a constante preocupação dos professores com o desenvolvimento de suas competências pedagógicas, refletindo uma compreensão ampla do impacto positivo desses esforços em sua prática educativa. Esse engajamento evidencia uma postura proativa em relação ao desenvolvimento profissional, reforçando o compromisso dos educadores com a excelência no ensino.
Abstract: This research resulted from a collaborative action between teachers from the State Public Network of a municipality in the Metropolitan region of Vale do Paraíba in São Paulo and is part of the research line of the Teaching Profession and Professional Development of the Professional Master's Degree in Education (MPE) at the University of Taubaté . The general objective is to investigate the effects of continuing education on teachers' perspectives in relation to professional development, as well as possible contributions of technology from the perspective of these professionals. Continuing education, according to Nóvoa (1995), is understood as various teacher training programs that aim to provide opportunities for selfdiscovery and self-reflection, so that educators can use their personal stories, life experiences and subjectivity to shape your professional identity. In addition to Nóvoa's contributions, our theoretical basis also includes García (1999), Geglio (2003) and Gatti et al. (2019). The research adopted an exploratory and qualitative approach, using the reflection methodology of the Collaborative Research study group. Interviews were conducted remotely via Google Meet, using semi-structured questionnaires on Google Forms, allowing flexible participation by teachers. The selection of participants considered graduates in different areas of knowledge, working in high school in state public schools, aiming for a comprehensive representation. Of the 22 participating teachers, six men and 16 women were anonymized with Arabic numbers from 1 to 22 to preserve their identity. Only six of the respondents agreed to be interviewed. The IRAMUTEQ software was used to categorize and analyze the data collected in the interviews, resulting in a more detailed analysis, following the methodology proposed by Franco (2021). It is concluded that teachers demonstrate commitment to improving their training and pedagogical practice, which translates into significant personal and professional investments, driven by the conviction that they can improve their educational practice. The results highlight the constant concern of teachers with the development of their pedagogical skills, reflecting a broad understanding of the positive impact of these efforts on their educational practice. This engagement highlights a proactive stance in relation to professional development, reinforcing the educators' commitment to excellence in teaching.
Keywords: Desenvolvimento humano
Escola pública
Ensino médio
Professores - Formação
Práticas pedagógicas
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7105
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Donizete dos Santos Santana.pdf5.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.