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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Processos adaptativos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa da educação básica : reflexos da pandemia do COVID-19 no ensino remoto e retorno presencial
Authors: Gomes, Joyce Figueredo Lima, 1989-
Abstract: Resumo: Este trabalho faz parte do campo de estudo das investigações desenvolvidas no âmbito do grupo de Pesquisa denominado Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - MPE UNITAU, concentra-se na área de "Formação Docente para a Educação Básica". O sistema educacional brasileiro, nos anos de 2020 e 2021, passou por mudanças, nas quais as escolas públicas e privadas de todo o país tiveram as aulas presenciais suspensas, por causa da grande disseminação e contágio do vírus COVID-19. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos professores de Inglês do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais da Rede Pública de Itapemirim, município localizado na Região Sudeste do Espírito Santo, relativa aos desafios enfrentados durante as aulas remotas e presenciais. A pesquisa é de natureza qualitativa e contou com a participação de 32 professores de Língua Inglesa do município mencionado. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada, que ocorreram de forma on-line. Para o questionário, foi realizada uma análise de conteúdo. Para as entrevistas, após transcrição e preparo de corpus textual, o arquivo formatado foi submetido ao Software IRAMUTEQ, que trata os dados enviados, o que viabiliza diferentes tipos de análise, sendo que, neste trabalho, foi realizada uma interpretação textual. Os resultados apontam que, no período remoto, as principais dificuldades enfrentadas foram: acesso à internet, adaptação aos recursos tecnológicos e digitais, local adequado para implementar as aulas, barulho externo e interno em domicílio. No retorno ao presencial, os professores relatam que houve defasagem no aprendizado, gerada pelo fato de que, na pandemia, muitos alunos não conseguiram acompanhar as aulas remotas. Portanto, conclui-se que há a necessidade de os docentes reavaliarem suas abordagens pedagógicas para se adequarem à nova realidade do presencial. Como contribuição à comunidade acadêmica, este trabalho gerou como produto um e-book, com conteúdo aplicável nas aulas presenciais de Língua Inglesa, que será disponibilizado nas redes sociais em formato de PDF e pelo link.
Abstract: This work is part of the field of study of investigations carried out within the scope of the Research group called Education: professional development, diversity and methodologies. The research is linked to the Teacher Training and Professional Development research line of the Postgraduate Professional Master's Program in Education at the University of Taubaté - MPE UNITAU, focusing on the area of "Teacher Training for Basic Education". The Brazilian educational system, in the years 2020 and 2021, underwent changes, in which public and private schools across the country had face-to-face classes suspended, due to the wide spread and contagion of the COVID-19 virus. The objective of this work is to analyze the perception of English teachers in elementary school, initial years and final years of the Public Network of Itapemirim, a municipality located in the Southeast Region of Espírito Santo, regarding the challenges faced during remote and in-person classes. The research is qualitative in nature and involved the participation of 32 English language teachers from the aforementioned municipality. The questionnaire and semi-structured interview were used as data collection instruments, which took place online. For the questionnaire, a content analysis was carried out. For the interviews, after transcription and preparation of the textual corpus, the formatted file was submitted to the IRAMUTEQ Software, which processes the data sent, which enables different types of analysis, and in this work, a textual interpretation was carried out. The results indicate that, during the remote period, the main difficulties faced were: internet access, adaptation to technological and digital resources, suitable place to implement classes, external and internal noise at home. Upon returning to in-person classes, teachers report that there was a lag in learning, caused by the fact that, during the pandemic, many students were unable to follow remote classes. Therefore, it is concluded that there is a need for teachers to reevaluate their pedagogical approaches to adapt to the new face-to-face reality. As a contribution to the academic community, this work generated an e-book as a product, with content applicable to face-to-face English language classes, which will be made available on social networks in PDF format and via link.
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino remoto
Tecnologias digitais
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7111
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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