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metadata.dc.type: Dissertação
Title: As significações que professores atribuiem à afetividade na sua prática docente
Authors: Bippus, Marta Baggio, 1964-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apreender as significações atribuídas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental à afetividade em suas práticas pedagógicas. E como objetivos específicos identificar as semelhanças e contradições, bem como analisar, os sentidos e significados nas informações fornecidas pelos professores do Ensino Fundamental à afetividade em sua prática docente. Entendemos, segundo Wallon, que a afetividade se refere à forma como afetamos e como somos afetados pelo mundo que nos cerca, sendo a afetividade um misto de emoções, sentimentos, paixão que têm uma função tanto impulsionadora como inibidora da aprendizagem. Este estudo utiliza como base teórica-metodológica a concepção sócio-histórica do ser humano, cujo principal representante é Vygotsky, e que nos permite compreender o movimento dialético e histórico de produção das significações da afetividade no processo de ensino e aprendizagem dos professores pesquisados. Trata-se de um estudo de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que assume os princípios da Epistemologia Qualitativa que, de acordo com González Rey, se caracteriza pelo seu caráter construtivo-interpretativo e dialógico. Para realização desta pesquisa foram selecionadas 2 escolas de 2 cidades do Vale do Paraíba. Levamos em consideração para a escolha das cidades a localização e o número de habitantes, considerando poder haver uma possível diferença dos alunos com os quais os professores, nossos pesquisados, exercem sua prática pedagógica. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários para 20 professores, entrevistas com 3 professores selecionados e observação em sala de aula de 2 professores selecionados. As informações obtidas por esses instrumentos foram transcritas e analisadas de acordo com a proposta dos Núcleos de Significação, resultante do levantamento de pré indicadores e indicadores. Os núcleos de significação se apresentam como um método que pode colaborar para um expressivo avanço sobre a constituição de sentidos e significados. Assim, recorrendo aos núcleos de significação, buscamos apreender o sentido e o significado atribuídos à afetividade pelos professores em sua prática docente. Como resultados, observamos que as relações de mediação feitas, em sala de aula, pelos professores participantes da pesquisa são, na maioria das vezes, permeadas por sentimentos de acolhimento, empatia, respeito, além de compreensão, aceitação do diferente e valorização do outro. A presença da afetividade enriquece a relação professor-aluno, determina a relação do aluno com o objeto de conhecimento, assim como afeta a sua autoestima, o que vem favorecer a autonomia e a aprendizagem significativa.
Abstract: This research aims to apprehend the meanings attributed by teachers in the early years of elementary school in their pedagogical practices from the perspective of affectivity. And as a specific objective to identify and analyze the senses and meanings attributed to affectivity in teaching practice by teachers in the early years of elementary school. We understand as affectivity in teaching practice, the act of the teacher being with his student, personalizing his dealings with him, giving this child what he needs to feel present. This study uses as a theoretical and methodological basis the socio-historical conception of the human being, whose main representative is Vygotsky, and which allows us to understand the dialectical and historical movement of production of the meanings of affectivity in the teaching and learning process of the teachers surveyed. It is a descriptive research study with a qualitative approach that assumes the principles of Qualitative Epistemology, which according to González Rey and is characterized by its constructive-interpretative and dialogical character.To conduct this research, 2 schools from 2 cities in the Vale do Paraíba were selected. For the choice of cities, we take into consideration the location and the number of inhabitants, considering that there may be a possible difference in the students with whom the teachers, our respondents, exercise their pedagogical practice. The instruments for data collection were questionnaires (20 teachers), interviews (3 selected teachers) and classroom observation (2 selected teachers). The information obtained by these instruments was transcribed and analyzed according to the proposal of the Signification Centers, resulting from the survey of pre-indicators and indicators. The signification cores are presented as a method that can collaborate for a significant advance on the constitution of meanings and meanings. Thus, using the cores of meaning, we seek to establish the sense and meaning attributed by teachers to their pedagogical practice with regard to affectivity. As final results, we observed that the mediation relations made in the classroom by the teachers participating in the research are, in most cases, permeated by feelings of welcome, empathy, respect, in addition to understanding, accepting the different and valuing the other . The presence of affectivity enriches the teacher-student relationship, determines the student's relationship with the object of knowledge, as well as affects their self-image and self- Steem, which favors autonomu and meaningful learning.
Keywords: Afetividade
Prática docente
Aprendizagem
Professores
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7125
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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