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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/716
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Sistema híbrido de resfriamento evaporativo e compressão a vapor para condicionamento do ar em veículos |
Authors: | Santos, Eric Ferreira dos |
Abstract: | Resumo: Reunir o condicionamento de ar pela compressão a vapor, usando o fluido refrigerante R134a, ao princípio de resfriamento evaporativo direto, foi o tema foco do trabalho. O resfriamento a compressão de vapor tem como resultado, a entrega do ar condicionado sob condições de conforto que podem ser modificadas de modo significativo, se for adicionado aos resultados, o condicionamento por resfriamento evaporativo. A observação dos experimentos se baseou nos processos psicrométricos envolvidos, aliando a saturação adiabática do ar no resfriamento evaporativo conjugado ao efeito frigorífico da diferença de entalpias na entrada e saída do evaporador no ciclo convencional do resfriamento. Foi possível avaliar a redução do coeficiente de desempenho e a capacidade de refrigeração aumentando em função do crescimento da rotação do compressor. No ensaio conjulgado, resfriamento evaporativo e compressão a vapos instaladas em série, obeservou-se a redução da efetividade do resfriador evaporativo, quando ocorre o aumento da vazão de ar, além do incremento da capacidade de refrigeração em função da associação dos dois sistemas, sem que houvesse aumento significativo da potência consumida. Abstract: Assemble the air conditioning by indirect vapor-compression, using refrigerant R134a, the principle of evaporative cooling direct cooling, was the subject focus of the work. The vapor compression cooling results in the delivery of air conditioning under conditions of comfort that can be changed significantly if we add the results, the conditioning by evaporative cooling. The observation of the experiments are bases on psychometric processes involved, combining the adiabatic saturation of air in the evaporative cooling effect of the combined refrigerator of the difference in enthalpy at the inlet and outlet of the evaporator in the conventional cooling cycle. It was possible to evaluate the reduction of the coefficient of performance and cooling capacity in crease due to the increase of compressor speed. During the serial aligned pads evaporative cooling and vapor compression test, there was a decrease of the effectiveness evaporative cooler, when the air flow was added, in addition, it was increased the cooling capacity according to the association of the two systems, with no significant increase the power supplied. |
Keywords: | Resfriamento evaporativo em série Sistemas híbridos de resfriamento Ar condicionado - Equipamento e acessórios |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/716 |
Issue Date: | 2011 |
Appears in Collections: | Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM |
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