Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/735
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido
Authors: Stumpf, Priscila Voigt
Abstract: Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar os conceitos Bakhtinianos perceptíveis no gênero discursivo anúncio publicitário, mais especificamente veiculado nos suportes conhecidos como mídias sociais, como Youtube, Facebook, Twitter e Formspring, a fim identificar sua possibilidade de discussão e aplicação em aulas de leitura para alunos de ensino médio e ensino superior. Como corpus de pesquisa foram selecionadas as campanhas Brastemp Espelhos; Vivo: Eduardo e Monica; e OMO Líquido Super Concentrado: Super Nice Responde. Como metodologia para desenvolvimento do projeto foram utilizadas pesquisas descritivas, com base em referencias bibliográficas e pesquisa exploratória que permitem buscar informações mais aprofundadas a respeito do corpus delimitado. Os anúncios publicitários que constituem o corpus dessa pesquisa foram selecionados devido ao grande impacto que causaram ao serem disseminados pelas mídias sociais e por terem como fonte principal de divulgação os variados sites de mídias sociais. No que diz respeito à fundamentação teórica, são discutidos bakhtinianos no que se refere ao estilo, dialogismo, ideologia e autor e autoria. Para realizar tais análises foram utilizados como pressupostos teóricos Bakhtin (1979;1997) pela forma como sustenta e embasa conceitos relacionadas aos gêneros discursivos, Brait (2010), Faraco (2007) e Firion (2001;2006) que abordam os conceitos trabalhados por Backhtin e seu Círculo; Telles (2010), Torres (2009) e Recuero (2009) por abrangerem as características e formatos das mídias sociais com as quais nos deparamos na atualidade; assim como Martins (2009), Sampaio (2003) e Sant'Anna (2007), que abordam o gênero discursivi anúncio publicitário em si. Os resultados demonstram que esse tipo de campanha permite grande interação junto aos interlocutores, possibilita novos diálogos, por meio de ferramentas existentes nas plataformas digitais utilizadas, que permitem uma atitude responsiva rápida e melhor percebidas pelas empresas. A análise dos dados permite concluir que várias características dos meios de comunicação de massa são mantidas nas mídias sociais. No que diz respeito à teoria aplicada, percebe-se que ela nos leva a criar um olhar mais profundo acerca dos enunciados disseminados. Conclui-se ainda que se trata de um gênero com diversos aspectos possíveis de serem trabalhados em sala de aula. trata-se de um formato de mídia que permite ao aluno uma reflexão e melhor compreensão do gênero, e que pode ser aplicado de forme e levá-lo a ativar seu conhecimento prévio sobre o gênero e a se posicionar de forma crítica.
Abrasct: This dissertation aims to examine Bakhtin concepts noticeable in advertising genre, more specifically conveyed the brackets known as social media like Youtube, Facebook, Twitter and Formspring, to identify their possibility of discussion and application in reading classes to high school students and higher education. To the corpus of this dissertation were selected campaigns as: Brastemp Espelhos, Vivo: Eduardo e Mônica, and OMO Líquido Super Concetrado. As methodology to develop this dissertation, was used descriptive research, based on references and exploratory research that allow more in-depth search for information about delimited corpus. The advertisements that constitute the corpus of this research were selected due to the large impact that caused to be disseminated through social media and by having as main source of dissemination of the various social media sites. With regard to the theoretical basis, Bakhtin concepts are discussed with regard to style, dialogism, ideology and author and authorship. To perform these analyzes were used as theoretical assumptions Bakhtin (1979,1997) and to supports and underpins concepts related to speech genres, Brait (2010), Faraco (2007) and Fiorin (2001,2006) that discuss the concepts developed by Bakhtin and his Circle; Telles (2010), Torres (2009) and Recuero (2009), because they cover the features and formats of social media that confronts us today, and Martins (2009), Sampaio (2003 ) and Sant 'Anna (2007) , who discuss the advertising genre itself . The results demonstrate that this kind of campaign allows great interaction with the interlocutors, enable new dialogue through existing tools used on digital platforms, which allow quick and responsive attitude better perceived by firms. The analysis allows us to conclude that several characteristics of the means of mass communication are kept in social media. Related to the applied theory, realizes that it lead us to create a deeper analyses about the spread set. We conclude that this is still a genre with many aspects possible to be worked in class. This is a media format that allows students to reflect and better understanding the genre, and that can be applied in order to get him to activate their prior knowledge about gender and position them critically.
Keywords: Gênero discursivo
Anúncio publicitário
Dialogismo
Mídias sociais
Redes sociais
Mikhail Bakhtin
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/735
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Priscila Voigt Stumpf_seg.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.