Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/749
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes
Authors: Oliveira, Luciana Lucci de
Abstract: Resumo: Esta pesquisa se propôs investigar a possibilidade de inclusão de novos saberes e consequentemente mudanças na prática docente, a partir dosr resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP. O problema que norteou a reflexão e a análise da temática apresentada é "As avaliações externas (SARESP), com seus propósitos e significados, têm implicações na construção dos saberes e na prática de professores que atuam no Ensino Médio?" Visando os objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa e metodológicamente orientada pela pesquisa básica, exploratória e descritiva. Adotou-se o questionário e a entreveista semiestruturada para a coleta de dados. Contribuíram, como sujeitos da pesquisa, seis professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que atuam em três escolas estaduais, situadas no interior paulista. Os dados obtidos e analisados apontam que, para esse grupo de professores, é possível considerar que os resultados do SARESP acarretam repercussões na aquisição de novos saberes e nas práticas educativas. Fica evidenciada uma mobilização de conhecimentos, em busca de novas estratégias e metodologias de ensino, que concorram para o desempenho satisfatório no SARESP. Assim, conclui-se que os resultados do SRESP tem promovido a construção de saberes específicos para o desenvolvimento das ações a favor dessa avaliação. A pesquisa em foco buscou contribuir com aqueles que atuam no meio educativo - 'professores e/ou gestores - convidando-os a refletir sobre as influências das avaliações externas (SARESO) em prol de uma maior efetividade do ensino e as possíveis consequencias na prática profissional docente, uma vez que a escola e as experiencias nela vividas podem ser consideradas profícuas para o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This research aimed to investigate the possibility of adding new knowledge and consequent changes in teaching practice, from the results of the Evaluation of Educational Achievement System of the State of São Paulo - SARESP. The problem that guided reflection and analysis of the issue at hand is 'External evaluations (SARESP) with its purposes and meanings, have implications for the construction of knowledge and practice of teachers who work in high school?' Targeting the proposed objectives, opted by the qualitative and methodologically oriented approach for basic, exploratory and descriptive research. We adopted the questionnaire and semi-structured interviews to collect data. Contributed as research subjects, 06 teachers from the disciplines of Portuguese Language and Mathematics, working in three state schools, located in São Paulo state. The data and analysis indicate that, for this group of teachers, it is possible to consider the results of SARESP cause repercussions in the acquisition of new knowledge and educational practices. Getting evidenced mobilizing knowledge in search of new strategies and teaching methodologies that contribute to satisfactory performance in SARESP. Thus, it is concluded that the results of SARESP has promoted the construction of specific knowledge for the development of actions for this review. The research focus sought to contribute to those who work in the educational environment - teachers and / or administrators - inviting them to reflect on the influences of external reviews (SARESP) towards greater effectiveness of teaching and the possible consequences in teacher professional practice since school and lived experiences it can be considered fruitful for the process of teaching and learning.
Keywords: SARESP
Avaliação externa
Qualidade em educação
Ensino
metadata.dc.language: Português
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/749
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luciana Lucci Oliveira_seg.pdf785.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.