Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/762
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGhiraldelo, Claudete Morenopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Eliane Crstina de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-18T13:50:00Z-
dc.date.available2023-09-18T13:50:00Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/762-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é identificar e compreender se os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola pública percebem o quanto (não) incorporam os conhecimentos estudados em LP à lingua oral padrão. Esta pesquisa tem como base teórica a Análise de Discurso de linha francesa. Aqui, discute-se o descentramento do sujeito e do sentido nas práticas discursivas: lugar em que afloram as significações, o assujeitamento daquele que desempenha diversos papeis de acordo com as várias posições que ocupa nos interdiscursos. É a formação discursiva que determina o que pode ou deve ser falado de acordo com o lugar social que ele ocupa. O corpus desta pesquisa é composto por entrevistas orais individuais (gravadas em áudio), junto a catorze alunos de uma escola pública. As entrevistas semiestruturadas seguiram um roteiro com perguntas sobre a importância, ou não, da oralidade padrão no cotidiano dos alunos e como eles percebem as maneiras como falam, se mais ou menos próximas de formas padrão (aqui entendidas como as da norma padrão, prescritas nas gramáticas normativas). As entrevistas foram coletadas em salas de aula e no pátio da escola. Levantamos a hipótese de que o motivo que leva os jovens, de modo geral, a não incorporarem a língua oral padrão às suas práticas de oralidade se deve ao desejo, ainda que insconciente, de permanecerem inseridos no grupo etário e social das quais fazem parte. Como resultados percebemos que, para os jovens, a oralidade formal está associada à escrita, pertence aos adultos, é algo rígido está atrelada a importância que eles dão à pessoa, à profissão do falante.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-18T13:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliane Cristina de Faria Pereira.pdf: 878355 bytes, checksum: c2bf5152d714fb2c9cd5b1fbc65cb587 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent79f. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise do discurso da linha francesapt_BR
dc.titleDiscursos sobre a oralidade padrão em Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherCavallari, Juliana Santanapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Eliane Cristina de Faria Pereira.pdf857.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.