Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Carlos Alberto dept_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Maurílio dept_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T18:47:47Z-
dc.date.available2019-07-26T18:47:47Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/778-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema central deste trabalho é o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contexto de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e suas implicações na formação do professor. Justifica-se pela relevância social e educacional do tema e pela carência de estudos que abordem a questão do uso dessas tecnologias no referido contexto. Coletaram-se dados em entrevistas com 05 gestores, 06 professores de Língua Portuguesa e 30 alunos do 9.º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Taubaté/SP. Partiu-se da hipótese de que, embora já existam equipamentos disponíveis nas escolas pesquisadas, estes não seriam em número suficiente e não estariam sendo utilizados para auxiliar no ensino da Língua Portuguesa, com enfoque em leitura e práticas de multiletramento. Tomaram-se como perguntas de pesquisa: 1- Quais equipamentos estão disponíveis aos educadores e educandos? 2- É realizado algum uso desses equipamentos por professores de Língua Portuguesa, visando o letramento? 3- Como o professor de Língua Portuguesa pode, junto com seus alunos, se apropriar dessa tecnologia para promover a leitura de gêneros envolvendo práticas de multiletramento? 4- O que o professor necessita saber sobre linguagem e tecnologia para tornar esse uso proficiente e qual a relação disso com a formação inicial do professor? Coletaram-se os dados para averiguar a hipótese inicial, responder às perguntas de pesquisa e propor alternativas de uso dessas tecnologias. Sobre a formação do professor, analisaram-se também as grades curriculares dos cursos de letras de três universidades do Estado de São Paulo. É uma pesquisa de natureza aplicada. Adotou-se uma metodologia mista, composta de pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, quantitativa e pesquisa-ação. A fundamentação teórica utilizada trata do contexto da contemporaneidade, das TIC e dos estudos de linguagem. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese incial. A aplicação de sequências didáticas também forneceram dados que apontaram o uso das TIC como um mobilizador da atenção e interesse dos alunos, podendo auxiliar na leitura de gêneros e no processo de multiletramento. É possível concluir também que o uso das TIC demanda mudança de paradigma na formação inicial dos professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The central theme of this work is the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the context of teaching and learning Portuguese language and implications for teacher' degree. It's justified by the social and educational relevance theme and by lack of studies about the use of these technologies in that context. Data collected in interviews with 05 Principals, 06 Portuguese Teachers and 30 students of the 9th year of Elementary Education from Municipal network of Taubaté/SP, Brazil. The study started from hypothesis that, although already exist available equipment in schools surveyed, these would not be sufficient in number and were not being used to assist Portuguese Language teaching, with a focus on reading and multiliteracy practices. The survey questions were: 1- What equipment is available to educators and students? 2- Do the Portuguese Language teachers use this equipment for literacy? 3- How can the Portuguese Language teachers and their students, take ownership of this technology to promote the reading and the multiliteracy practices? 4- What the teacher needs to know about language and technology to make this use proficient and what is the relationship with Teachers' Graduate? It was collected data to determine the initial hypothesis, responding to survey questions and propose alternatives for the use of these technologies. The survey analyzed the curricular of three Teachers' Graduate (in Arts) of São Paulo State universities to know how the teachers' graduate prepares the teachers to use ICT. It is an applied survey. It adopted a mixed methodology consisting of bibliographic research, qualitative research, quantitative and action research. It used a theoretical foundation about the contemporaneity, about the ICT and the language studies. The obtained results confirm the initial hypothesis. The application of didactic sequences provided data that suggest the use of ICT can mobilize the attention and interest of students, and can assist in the reading of genres and in the process of multiliteracy. It is also possible to conclude that the use of ICT demand paradigm shift in Teachers’ Graduate.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-26T18:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maurilio de Carvalho.pdf: 5554210 bytes, checksum: 2ad8656db880dc22c40a2be1f15164a6 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.format.extent228f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleTecnologia da informação e comunicação (TIC) e ensino- aprendizagem da Língua Portuguesa : implicações na formação do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherMelo, Eliana Menesespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maurilio de Carvalho.pdf5.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons