Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPuzzo, Miriam Bauabpt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Jacson Antônio da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-18T16:01:16Z-
dc.date.available2024-03-18T16:01:16Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/788-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino da frase, das orações absolutas e orações coordenadas pelos quadrinhos. Trabalho esse que dialoga com a realidade do mundo moderno que, principalmente por conta das tecnologias da informação conectadas em rede, cada vez mais lançam mão da dinâmica e atrativa comunicação verbo-visual. Comunicação essa que, por despreocupações com o uso padrão da língua, gera impactos na comunicação em outros setores que exigem diferentes posturas em relação ao uso da língua. O referencial teórico metodológico da proposta é norteado pelos pressupostos bakhtinianos que abarcam a dialogia, a enunciação, os gêneros discursivos, a ideologia e, principalmente, as questões estilísticas do ensino da língua. Esse material foi trabalhado de forma a dar sustentação para que proposta pudesse oferecer conhecimentos gramaticais elementares aos alunos, para que eles, a partir daí possam ser inseridos em outros trabalhos de análise de estilísticas. Os tópicos gramaticais trabalhados foram: frase, orações absolutas e coordenadas. A título de contextualização, é apresentado também aqui um breve e importante panorama histórico das histórias em quadrinhos, passando pela prática do homem em utilizar figuras na comunicação até as desconfianças sobre a utilização dos quadrinhos na educação. Também são feitos breves comentários sobre os equívocos gerados ao longo do ensino gramatical e a apresentação de possibilidades signo-ideológicas que causam esses equívocos. Por fim, esta proposta não pretende substituir as gramáticas tradicionais, apenas um material de suporte ao professor e ao aluno no processo de ensino/aprendizagem dos importantes conteúdos gramaticais selecionados. Uma forma de tornar o ensino um pouco mais significativo. Adentra-se, também, este trabalho, no campo investigativo da Linguística Aplicada, uma vez que contribui para o ensino da língua materna.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study aims to present a proposal for teaching of sentence, absolute and prayers prayers coordinates by comics. This work that converses with the reality of the modern world that, mainly due to information technologies connected in network, increasingly throw hand of dynamic and attractive communication visual-verb. This communication which, by despreocupações with the standard usage of the language, generates impacts on communication in other sectors that require different attitudes concerning the use of the language. The theoretical framework of methodological proposal is guided by bakhtinianos assumptions which include the dialogia, the enunciation, the discursive genres, ideology and, mainly, the stylistic language education issues. This material was worked in order to give support for that proposal could offer elementary students grammar knowledge, so they then can be inserted in other works of stylistic analysis. The grammatical topics worked were: phrase, prayers and absolute coordinates. By way of background, are also here a short and important historical panorama of comics, passing by the practice in use figures in communication until the suspicions about the use of comics in education. Are also made brief comments on the misconceptions generated over grammar teaching and the presentation of sign-ideological possibilities that cause these misconceptions. Finally, this proposal is not intended to replace traditional grammars, only a supporting material to the teacher and the student in the teaching / learning of important content selected grammatical process. One way to make a little more meaningful education. Also, this work is entered in the investigative field of Applied Linguistics, as it contributes to the teaching of the mother tongue.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-18T16:01:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jacson A S Andrade.pdf: 3870252 bytes, checksum: 440f22ae2ec3ca824b243c54ee32fd63 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.format.extent98 p. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEstilísticapt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.titleO ensino de alguns tópicos da gramática pelos quadrinhospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherCampos, Maria Inês Batista, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jacson A S Andrade.pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.