Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/795
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Processo e produção do infográfico em sala de aula
Authors: Barreto, Diego de Magalhães
Abstract: Resumo: Vivemos em uma sociedade contemporânea que passa por inúmeras mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais. As novas tecnologias estão presentes no dia a dia das pessoas: na vida pessoal, no trabalho, na escola, entre outras esferas da sociedade. Nesse mundo tecnológico, a escola está presente, preparando os futuros cidadãos tanto para a compreensão (leitura) do que lhes é apresentado quanto para a produção escrita de nova informações. Vinculada à Linguística Aplicada (LA), a presente pesquisa se fundamenta nas noções de letramento e de gêneos discursivos, sob a perspectiva bakhtiniana, que tem uma função específica na sociedade e no mundo social. Considerando tanto os aspectos relacionados ao estilo, à forma composicional e ao conteúdo temático, quanto seu uso (público-alvo, objetivo do autor, entre muitos outros), o presente trabalho versa sobre o uso do infográfico na sala de aula , não só como instrumento de inserção social do sujeito-aluno nas práticas sociais mais amplas, mas também como instrumento de ensino na sala de aula pelo professor. Com isso, nosso objetivo é descrever a atividade de produção de infográficos desenvolvida em sala de aula (leitura e produção em software de editoração e edição de imagens) em uma turma de Curso Técnico de Informática para Internet. Sobre o processo de aprendizagem dos alunos e sobre a realização do gênero infográfico, ao longo do experimento, buscamos saber quais as marcas linguísticas encontradas nos diários retrospectivos durante o processo de realização dos infográficos apontavam para o esclarecimento dos sujeitos acerca da atividade e acerca da aprendizagem do gênero infográfico; como o produto final (infográfico) se apresentava em relação ao planejamento individual / dos grupos; e como a atividade transcorreu dentro de um enfoque teórico de práticas letradas e dialógicas para o ensino de gêneros. Como metodologia, é apresentada uma pesquisa etnográfica realizada numa turma de uma escola técnica estadual da região paulista do Vale do Paraíba. A realização da prática concretizou-se dentro de um Projeto Educacional, o qual parte do ponto de vista de um processo organizado e vinculado ao conhecimento prévio dos alunos. Após o experimento, chegamos a algumas conclusões: 1) o uso de Projetos Educacionais, por relacionar-se à produção de gêneros, é uma prática inovadora por inserir os sujeitos em práticas de comunicação comuns na sociedade; 2) a atividade com participação do aluno na escolha de tema leva ao prazer e ao engajamento do próprio aluno; 3) a percepção de autoria, quando vivenciada, faz com que os alunos se percebam em relação ao outro; 4) o entendimento de gênero em seus elementos constitutivos leva os alunos a serem mais sensíveis ao processo de produção escrita; 5) o planejamento das ações feito pelos alunos propicia autocontrole; 6) o papel do professor como mediador é mais amplo que o papel do professor como público-alvo e altera positivamente a relação professor-aluno; e 7) a dialogia, o letramento ideológico e os aspectos processuais vivenciados em sala de aula geram mais responsabilidade, novos papéis sociais e empoderamento.
Abstract: We have lived in a contemporary society that goes through several economic, social, political, cultural and educational changes. The new technologies are in all people's daily life: in personal life, at work, at school, among other spheres of the society. In this technological world, the school is present, preparing future citizens both for the comprehension (reading) of what we present to them as for the written production of new information. Linked to the Applied Linguistics (AL), this research is based on the literacy notions and discursive genres, from Bakhtin's perspective, that has a specific function in the society and in the social world. Considering as much the aspects related to style, compositional form and thematic content, as also its use (target audience, author’s purpose etc.), this paper is about the use of the infographic in the classroom, not only as a student's insertion tool in the widest social practices, but also as a teaching tool in the classroom used by the teacher. Therefore, our goal is to describe the activity of infographic production developed in the classroom (reading and production in publishing software and image edition) in a Technical Course class for Internet Computing. As regards to the student's learning process and the production of the infographic genre, along the experiment, we intend to know what are the linguistic markings found in the retrospective diaries during the process of making the infographics, how they contributed to the clarification of the individuals towards the activity and the genre infographic learning; how the final product (infographic) presented itself in relation to the individual/groups planning; and how the activity occurred in the theoretical approach of the literacy and dialogical practices for the genres teaching. As methodology, it is presented an ethnographic research performed in a technical school class in Vale do Paraíba, region of São Paulo State. The performance of this practice became true within an Educational Project, which is based on the point of view of an organized process and linked to the students' prior knowledge. After the experiment, we came to some conclusions: 1) the use of Educational Projects, when they are related to genres production, is an innovative practice; it inserts the individuals in communication practices common in the society; 2) the activity with the students' participation in the choice of the theme, leads to their satisfaction and to the self-engagement; 3) the authorship perception, when self-experienced, makes the students notice each other; 4) the understanding of gender in its constitutive elements makes the students more sensitive to the writing production process; 5) the action planning made by the students provides self-control; 6) the teacher's role as a mediator is more expanded than its role as a target audience, and it positively alters the relationship between the teacher-student; and 7) the dialogism, the ideological literacy and the procedural aspects experienced in the classroom produce more responsibility, new social roles and empowerment.
Keywords: Letramento
Gêneros discursivos
Projetos educacionais
Infográficos
metadata.dc.language: Português
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/795
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Diego de Magalhaes Barreto.pdf7.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.