Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/802
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Atividades de storytelling como apoio ao livro didático de Língua Inglesa para o 6º ano do ensino fundamental
Authors: Almeida, Geraldo Sávio Fonseca
Abstract: Resumo: O tema desta dissertação é o trabalho com storytelling, ou contação de histórias, no ensino de Língua Inglesa com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, de escola pública. Esta pesquisa foi motivada e influenciada pela busca deste pesquisador por estratégias e métodos motivadores de ensino, assim como pela sua inquietação em perceber a dificuldade dos seus alunos em relação aos aspectos de produção e compreensão oral no processo de ensino-aprendizagem, e na apreensão dos diversos conteúdos e habilidades envolvidos no ensino de Língua Inglesa. Outro motivo desencadeador deste trabalho foi a pesquisa de Alves (2015), que após analisar livros sugeridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014, para o ensino de Língua Inglesa no ensino fundamental, constatou que não há a presença do storytelling, nas coleções sugeridas pelo Governo Federal para o 6º ano. Storytelling, estratégia de ensino de línguas capaz de, entre outras coisas, oportunizar abstração e desenvolvimento da imaginação criadora, desenvolvimento de competências literárias e ampliação do vocabulário, além de ser considerada como algo pessoal, alegre e interessante para os alunos, permitindo que eles, inclusive, utilizem o corpo através de ações efetivas e significativas, usando uma linguagem familiar. Este trabalho tem como objetivo geral propor atividades de storytelling como apoio ao livro didático de Língua Inglesa para o 6º ano do Ensino Fundamental II de escola pública; e os seguintes objetivos específicos: (a) fazer um levantamento dos elementos constitutivos (gêneros textuais, tópicos gramaticais e vocabulário) da unidade I do livro didático Alive, para o 6º ano; e (b) utilizar estes elementos para a introdução da estratégia do TPRS - Ensino Proficiente através da Leitura e Contação de histórias - e apresentar uma sugestão de atividades de storytelling baseadas nos métodos TPR - Resposta Física Total - e TPRS, para turmas de 6º ano. Essas atividades foram inspiradas em histórias e contos populares que fazem parte da comunidade em que a escola está inserida, na pequena cidade de Nova Rodelas, no sertão baiano. Este trabalho utilizou como aporte teórico as contribuições de Alves (2015), Giordano (2013), Leitão (2014), Morgan e Rinvolucri (1983), Sisto (s/d), Tonelli (2005), Wright (1995) e Zaro e Salaberri (1995), que escrevem sobre a contação de histórias e seus benefícios para o ensino de línguas; Azevedo (2007), Coelho (2000), Gregório Filho (2002) e Held (1980), que trazem contribuições sobre contos e literatura infantis; Rojo (2013), Santos (2013) e Siqueira (2012), que escrevem sobre materiais e livro didáticos; Brown (2001) e Leffa (1988), que colaboram sobre métodos e abordagens de ensino de língua estrangeira; Krashen (1983), criador do Natural Approach - Método Natural e das hipóteses que explicam como se realiza a aquisição de uma língua estrangeira, além de Asher (1996) e Ray e Seely (2003), criadores dos métodos TPR e TPRS, respectivamente. Metodologicamente, esta pesquisa é de caráter qualitativo e foi conduzida através de revisão bibliográfica, breve descrição de parte do livro didático de Língua Inglesa sugerido pelo PNLD 2017, para o 6º ano do ensino fundamental, seguida de proposta de atividades para se trabalhar com o storytelling. Os resultados deste estudo e as atividades sugeridas mostram que a estratégia de Storytelling pode ser bastante útil para o ensino de Língua Inglesa no 6º ano do ensino fundamental, e este trabalho pretende colaborar para este ensino, já que as atividades sugeridas podem ser utilizadas para tornarem as aulas mais atrativas e significativas para os alunos.
Abstract: This work deals with storytelling in 6th grade classrooms in public schools. This piece of research was motivated and influenced by this researcher's search for motivational methods and teaching strategies, as well as for his particular concern when trying to understand students' difficulties related to oral comprehension in the teachinglearning process, and also in the apprehension of the several contents and skills involved in the English Language teaching. Another reason that motivated this paper was Alves' research (2015), who concluded that there is not any storytelling in the textbook collections suggested by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) year 2014, after analyzing them on his study. Storytelling is a language teaching strategy which can foster the development of abstraction, creative imagination and literary skills as well as vocabulary acquisition. It is onsidered personal, funny and interesting to the students, allowing them to use their odies through effective and meaningful actions, using a familiar language.The main aim of this dissertation was to propose activities that use storytelling as a support for the 6th grade English Language textbook for students of elementary public schools. The specific aims are: (a) making a data collecting of the constitutive elements (textual genres, grammatical items and vocabulary) of a 6th grade textbook named Alive; and (b) using these contents to introduce the TPRS - Teaching Proficiency through Reading and Storytelling, with students as well as suggesting storytelling activities based on the methods TPR - Total Physical Response - and TPRS. These activities were inspired in stories and tales which are part of the community where the school is located, a small town named Nova Rodelas, in the countryside of the State of Bahia. This work was based on the contributions of Alves (2015), Giordano (2013), Leitão (2014), Morgan and Rinvolucri (1983), Sisto (n/d), Tonelli (2005), Wright (1995) and Zaro and Salaberri (1995), who write about storytelling and its benefits to language teaching; Azevedo (2007), Coelho (2000), Gregório Filho (2002) and Held (1980), who write on infantile tales and literature; Rojo (2013), Santos (2013) and Siqueira (2012), who write about didactic materials and textbooks; Brown (2001) and Leffa (1988), who discuss the foreign language teaching methods and approaches; Krashen (1983), who created the Natural Approach and the five hypothesis which explain the process of acquisition of a foreign language; Asher (1996) and Ray and Seely (2003), who created the methods TPR and TPRS, respectively. Methodologically, this is a qualitative research and it was developed through bibliographical revision, a brief description of part of the English textbook suggested by the PNLD 2017, followed by suggestions of storytelling activities. The results of this study and the activities suggested show that storytelling may be a very interesting language teaching strategy in elementary public schools, and this work intends to contribute to English Language teaching as teachers might use these activities to make classes more attractive and meaningful to students.
Keywords: Storytelling
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/802
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
DISSERTACAO TEXTO FINAL (1).pdf4.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.