Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/819
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática
Authors: Santiago, Gilberto da Silva
Abstract: Resumo: A ampliação do número de alunos matriculados nas escolas públicas e privadas brasileiras não vem acompanhada de um ensino de qualidade capaz de preparar o indivíduo para atuar na sociedade em que vive, conforme apontam dados de documentos oficias. Assim, o objetivo deste trabalho, que se insere no âmbito dos estudos voltados para os processos de leitura de textos verbais e não verbais, é a partir da análise das habilidades e as competências de um leitor ao término do Ensino Médio, a) verificar a concepção de leitura que permeia as matrizes do ENEM e, por decorrência, as habilidades de leitura nelas prefiguradas; b) analisar questões desse exame no que tange às competências e habilidades de leitura exigidas do candidato, estabelecendo um paralelo entre o que determinam os documentos oficiais e a avaliação na prática. Para atingir nosso objetivo, analisamos 33 questões do Exame Nacional do Ensino Médio de 2010. Nesse corpus, trabalhamos com questões que contemplem a construção de sentido de textos verbais e não verbais, relativas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias que dizem respeito à Língua Portuguesa, diagnosticando uma a uma as habilidades e competências leitoras necessárias para uma leitura competente. Organizamos nossa dissertação em três capítulos, além de uma Introdução e uma Conclusão. No capítulo 1, apresentamos os principais modelos de leitura, fazendo nossa opção pelo modelo sociocognitivo interacional. No capítulo 2, focalizamos o ENEM, destacando suas habilidades e competências. No capítulo 3, procedemos análise de 33 questões do ENEM 2010, focando as habilidades e competências leitoras necessárias para resolvê-las. Os resultados apontam para uma concepção de leitura sociocognitiva interacional, que pressupõe também a decodificação como parte do processo de leitura em pequenos instantes em que se necessita construir sentido para um vocábulo estranho ao leitor. O estudo aponta ainda para uma predominância nas questões do ENEM das competências que envolvem conhecimento de gênero discursivo e reflexões acerca das novas tecnologias da informação.
Abstract: The increase in the number of students enrolled in public and private Brazilian schools is not accompanied by a quality education that is capable of preparing the individual for active participation in the community they live in, as data from official documents show. The objective of this work, which falls within the scope of the studies focused on the processes of reading texts verbal and nonverbal, is based on the analysis of the abilities and skill s of a player at the end of high school, a) To verify the conception of reading that permeates ENEM (High School National Examination) matrices a nd, consequently, the reader profile prefigured therein; b) to analyze its examinations regarding skills and re ading skills required of the candidate, establishing a parallel between the determining official documents and assessment in practice. To achieve our goal, we analyze 33 questions of the ENEM 2010. In this corpus, we will deal with issues that include the construction of meaning of verbal and nonverbal texts, which concern the Portuguese Studies in the area of Language and its technologies, diagnosing one by one the reading skills necessary for a competent reading. We organize our dissertation in three chap ters, besides an Introduction and a Conclusion. Chapter 1 presents the main models of reading, making our choice of the social cognitive model. In chapter 2, we focus on ENEM, highlighting what refers to reading in the assessment. In chapter 3, we analyz e 33 questions of the ENEM 2010 . The results point to a conception of sociocognitive interactional reading, which is substituted for decoding in small moments when it's necessary the construction of meaning of words the reader doesn't know. The study als o points to a predominance in the ENEM questions of skills involving knowledge of genre and reflections on the new information technologies.
Keywords: Leitura
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/819
Issue Date: 2012
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gilberto da Silva Santiago.pdf995.3 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons