Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/820
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Indisciplina e responsabilização : por uma formação ética de professores
Authors: Veloso, Lauro Take Tomo
Abstract: Resumo: Em uma instituição de ensino superior, professores em formação queixavam a cerca da indisciplina percebida durante estágio curricular obrigatório, assim constitui-se o problema motivador desta pesquisa. Levantou-se como hipótese para essas queixas a evidência de que os acadêmicos enunciavam um interdiscurso, isto é, um discurso sócio-histórico que permeia a mídia em seus vários suportes e a sociedade de que o professor tem sido expropriado do poder disciplinador de que foi tradicionalmente investido, e que também, por razões inerentes a processos de identificações psicanalíticos e a constituição da subjetividade,deslocava alguns sujeitos da posição de queixa para honra e responsabilização (FORBES, 2010). Objetiva se,nesta pesquisa a se relatar, rastrear, na materialidade linguística do discurso produzido por futuros professores, indícios da expropriação do poder disciplinador, do descentramento da identidade, típicas da contemporaneidade, e identificações psicanalíticas pela vergonha, honra e responsabilização (FORBES, 2010). Fundamenta-se nos pressupostos da Análise do Discurso de perspectiva francesa e de autores que com ela dialogam, sobretudo Lacan. O corpus de pesquisa foi constituído a partir de vinte questionários que contemplam a percepção de indisciplina pelo futuro professor e descrições, na forma de um diário, de como lidaram com as situações de indisciplina ao longo de um mês. Resultados da análise revelaram que alguns acadêmicos, partindo do início da coleta dos registros, apresentavam traços de uma identidade pessoal abalada, ou descentrada, típica da pós-modernidade, nomeada por Hall (2005) como perda de um 'sentido estável de si'. Os registros por escrito posteriormente coletados, a partir de uma implicação pelo professor pesquisador com as queixas que enunciaram, por ocasião do primeiro questionário, apontaram para identificações de ordem da vergonha, da honra e da responsabilização; portanto denotam que alguns acadêmicos deslocavam-se da posição de sujeito do primum vivere, daquele que vive para salvar a própria pele ou experimenta a indiferença, para assunção do desejo. Esse deslocamento lhe possibilitou customizar se na singularidade do seu desejo, operando sobre o mundo, interpelando a realidade de maneira a considerar o novo, o imprevisto, o injustificável, o inesperado, o inusitado. A perda da vergonha (MILLER, 2003) representa a morte do que há de mais precioso na existência; dessa forma, alguns professores em formação, sustentando a honra de ser educador, responsabilizam-se diante de situações inusitadas do seu cotidiano. Assim, num contexto de relações voláteis e horizontalizadas (FORBES, 2010), por conseqüência da atividade da escrita, especificidade da Linguística Aplicada, e de processos de identificação, a análise do corpus permitiu a percepção de um questionamento sobre si, que liberou em alguns acadêmicos que eram constituídos do traço significante, o deslocamento para a vergonha, a honra e a responsabilização.
Abstract: In a college, pre-service teachers complained about the indiscipline noticed during their mandatory internship and that constitutes the problem of this research. As a hypothesis for these complaints we have the evidence that the college students enunciated an interdiscourse, that is, a socio-historic discourse that permeates the media in its various supports and society as whole that teachers have been expropriated of their disciplinary power, with which they were traditionally invested. Besides, for reasons inherent to the psychoanalytic identification processes and the constitution of subjectivity, this discourse moved some subjects from the position of complaint to honor and responsabilization (FORBES, 2010). The aim of this research is to report and follow, in the linguistic materiality of future teachers' discourse, signs of expropriation of the disciplinary power, of identity decentralism, common in contemporaneity, and psychoanalytic identifications by shame, honor and responsabilization (FORBES, 2010). The bases for this research are French Discourse Analysis and authors who are related to it, especially Lacan. The corpus is composed of twenty questionnaires which cover the perception of indiscipline by the future teachers and descriptions, in form of a diary, of how they dealt with indiscipline situations all over a month. The results show that some students, since the beginning of the data collection, revealed traces of disturbed identity, or decentralized, typical in post-modernity, named by Hall (2005) as the loss of 'a stable sense of self'. The written registers collected later, with implication promoted by the teacher-researcher with the complaints they enunciated in the first questionnaire, showed identifications related to shame, honor and responsabilization. Therefore, these registers denote that some students moved from the position of a primum vivere subject, the one who lives to save himself or show indifference for the assumption of desire. This movement allowed them to get customized in the singularity of their desire, operating in the world, interpellating reality so as to consider the new, the unpredicted, the unjustifiable, the unexpected, the unusual. The loss of shame (MILLER, 2003) represents the death of what is most precious in our existence. Thus, some pre-service teachers, sustaining the honor of being an educator, take the responsibility for themselves when facing unusual everyday situations. This way, in a context of volatile and horizontalized relations (FORBES, 2010), as a consequence of written activity, a specificity of Applied Linguistics, and of identification processes, the corpus analysis provided us with the perception of a self questioning that triggered in some students, who were constituted of a significant trait, the movement towards shame, honor and responsabilization.
Keywords: Formação de professores
Indisciplina
Análise do discurso
Escrita
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/820
Issue Date: 2012
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lauro Take Tomo Veloso.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.