Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/822
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido
Authors: Pinheiro, Maria Elisa Brito Pereira
Abstract: Resumo: Entendendo a Leitura como espaço privilegiado de trabalho com a linguagem, a presente pesquisa enquadra-se no âmbito da Lingüística Aplicada (LA) à medida que se preocupa e propõe uma prática de letramento voltada para o ensino do texto literário, especificamente o poético, em salas de aula do Ensino Médio. Nesse sentido, trata-se também de uma pesquisa-ação, linha de pesquisa associada a diversas formas de ação coletiva que é orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação, conforme Thiollent (2005). Este trabalho tem por objetivo a proposição de que a atividade com a linguagem literária numa perspectiva interacionista e dialógica pode contribuir para o letramento literário do educando. A partir da percepção de que o texto poético, por seu caráter artístico e polifônico, pode permitir que o educando se coloque não só seu caráter artístico e polifônico, pode permitir que o educando se coloque não só como ouvinte passivo, mas também como falante ativo e reflexivo, a hipótese inicial é a de que, numa relação dialógica, o aluno pode contribuir para construção dos sentidos dos texto, e, a partir daí, tomar gosto pela linguagem literária, diferentemente do que vem acontecendo na escola. Nesse sentido, o trabalho organiza-se em quatro capítulos. No primeiro, são feitas algumas reflexões acerca do ensino de Literatura no Ensino Médio. Autores como Coelho (1968, 2000) Lajolo e Zilberman (1996, 2002) Chiappini (2001), Cury (2007), Cereja (2005), Morin (2005) e Candido (1995) fundamentam essa parte da pesquisa. No segundo capítulo, são estudados conceitos teóricos de Bakhtin (1981, 1997, 2003) e Vygotsky (1991, 1999, 2001) autores que atribuíram fulcral à linguagem, considerando-a o elemento mediador das interações sociais. Acredita-se que a leitura da obra desses dois mestres pode consideravelmente contribuir para uma concepção de ensino de Leitura pautada na exploração e na riqueza dos significados que cada indivíduo traz de suas experiências sócio-culturais. No terceiro capítulo são estudadas as representações que alunos do Ensino-Médio, terceira série, demonstraram acerca do leitor de poesia a partir do estudo dos conceitos ethos, imagem e representação, segundo as proposições de autores como Pêcheux (1997), Maingueneau (2005). Finalmente, no último capítulo, serão narradas e analisadas três experiências com letramento literário em uma sala de 3° ano do Ensino Médio. Os resultados apontam para a necessidade de potencializar a capacidade leitora dos educandos que, inseridos no contexto escolar e enunciando do lugar de alunos, ainda não se vêem como leitores do texto poético. Dessa forma, tal processo de letramento subsidia-se nas negociações das relações de poder-saber dentro da sala de aula, (contribuindo assim para a construção de relações mais simétricas que dão ao aluno (VEZ) e nas possibilidades de exploração e fruição do texto literário, (permitindo que o aluno contribua significativamente para a construção dos sentidos do texto, dando a ele, pois, (VOZ).
Abstract: Understanding Literature as a privileged space to work with the language, this research falls within the scope of Applied Linguistics (LA) as it concerns and proposes a practice of literacy dedicated to the teaching of literary text, specifically the poetic, the classrooms of the high school. In that sense, this is also an action research, online research associated with various forms of collective action that is guided according to the resolution of problems and goals of transformation, as Thiollent (2005). This work aims to the proposition that the language literary activity with a view interacionist and dialogic can contribute to the literacy of literary educating. From the perception that the poetic text, for its artistic character and polyphonic, may allow the place is educating not only as passive listener, but also as active and reflective speaker, the initial assumption is that, in a dialogic relationship, the student can contribute to construction of the meanings of the text, and from there, take taste for literature language, which is different from happening at school. In that sense, the work organizes itself into four chapters. In the first, will be some thoughts about the teaching of literature in high school. Authors such as Coelho (1968, 2000), Lajolo and Zilberman (1996, 2002), Chiappini (2001), Cury (2007), Cherry (2005), Morin (2005) and Candido (1995) based this part of the search. In the second chapter, will be studied theoretical concepts of Bakhtin (1981, 1997, 2003) and Vygotsky (1991, 1999, 2001) authors who give, in their studies, the language pivotal role, considering it to the mediator element of social interactions. It is believed that the reading of the work of these two masters can significantly contribute to a concept of teaching of literature ruled on the farm and in the richness of the meanings that each individual brings to their socio-cultural experiences. In the third chapter will be considered the representations that students from high school, third series, shown on the reader of poetry from the study of the concepts ethos, image and representation, according to the proposals of authors such as Pêcheux (1997), Maingueneau (2005) and Amossy (2005). Finally, the last chapter will be told and analysed three experiences with literary literacy in a classroom of high school. The results point to the need to enhance the ability of students reader that, inserted in the school context and describes the place of students, do not see themselves as readers of the poetic text. Thus, this process of literacy subsidizes up in the negotiations of the power relations-learn within the classroom, thus contributing to the construction of more symmetrical relationship to give the student TURN and the possibilities for exploration and enjoyment of the literary text, allowing the student who contributes significantly to the construction of the meanings of the text, making it therefore VOICE.
Keywords: Literatura
Ensino
Pesquisa-ação
Dialogismo
Interacionismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/822
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maria Elisa Brito Pereira Pinheiro.pdf744.11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons