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metadata.dc.type: Dissertação
Title: As representações sociais sobre o que é ser professor para o enfermeiro docente no ensino superior
Authors: Dutra, Paula Oliveira
Abstract: Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer as Representações Sociais do ser docente para o enfermeiro professor da graduação em enfermagem, bem como os aspectos da formação da trajetória profissional determinantes na decisão de se tornar docente. Foram entrevistadas treze enfermeiras docentes do curso de graduação em enfermagem de duas universidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que ministravam disciplinas das ciências da enfermagem. Caracterizou-se como um estudo exploratório-descritivo com enfoque qualitativo a luz do referencial teórico das Representações Sociais, sendo aplicadas aos instrumentos na coleta de dados: um questionário contendo questões relativas a dados sociodemograficos, de formação e trajetória profissional e o outro instrumento foi a entrevista semiestruturada com a questão norteadora. O que se motivou a se tornar docente? Fale sobre sua trajetória profissional. A estratégia metodológica utilizada para a análise das entrevistas foi o Discurso do Sujeito Coletivo, sendo identificadas três idéias centrais, a saber: O enfermeiro é um educador; Mais tempo para cuidar dos filhos; Influências. Os resultados do primeiro DSC revelaram, que as Representações Sociais sobre o ser docente para os participantes estavam ancoradas na própria história do cuidar em enfermagem, quando consideraram que o enfermeiro é um educador inato e que a docência é uma forma de cuidar. Ainda apontaram como fatores motivadores; habilidade pessoal para se comunicar, facilidade de interação interpessoal; possibilidade de contribuir para transformar a realidade; aliando a teoria com a prática, além de estar sempre pesquisando e estudando. No DSC, 2 participantes mencionaram que a docência foi o caminho para conciliar a vida profissional ao seu papel de mãe, demonstrando que a RS do papel social da mulher como responsável pelo cuidado com os filhos permanece inalterado, mesmo após seu ingresso no mercado de trabalho. No DSC 3 ficou evidente que a construção da identidade profissional está diretamente relacionada com a socialização que se inicia no âmbito familiar e se estende por toda vida, introduzindo o indivíduo em novos setores da sociedade, como foi o caso da socialização profissional influenciada pela professora da graduação. Acredita-se que este estudo possa motivar o debate e a reflexão sobre o processo de formação do professor de enfermagem para o exercício do ensino superior, tendo em vista as propostas das Diretrizes Curriculares de Enfermagem.
Abstract: The present study has as main goal to get to know the Social Representations from the teaching being to the nurse teacher on nursing graduation, as well as all the features of the upbringing and professional trajectory essential on the decision of becoming a teacher. Thirteen nursing teachers from the nursing graduation course from two universities in the Região Metropolitana do Vale do Paraiba Paulista who teach nursing sciences subjects. Featured as an exploratory-descriptive with a qualitative approach at the light of Social Representations theoretical references, being two tools used to collect data: a questionnaire comprising questions pertinent to socio-demographic data and upbringing and professional, and the other tool the half-structured interview with the guiding issue: 'What made you become a teacher?' – Speak about your professional trajectory. The methodological approach used on the analysis of the interviews was the Collective Subject Speech, when three main ideas were identified, namely: The nurse is an educator; More time to care for children; External Influences. The results on the first CSD revealed that the Social Representations on the teaching being to the participants were based on caring in nursing own's history, when they regarded the nurse as a born educator and teaching as a way of caring. Other motivating factors were mentioned as well: communication skills, socializing skills, tools to contribute to change realities, turning theory into practice, besides being engaged in researching and studying all the time. At the second CDS the participants stated that teaching was the way to bring professional life and the role of mother together, showing that the Social Representations of women's social role as responsible for the care for the children remains unaltered even after her insertion in the job market. At the third CDS it was highlighted that the construction of a professional identity is closely related to the socialization process that begins in the nuclear family and spreads out for a lifetime, introducing the person into new segments of the society as it was the case of the professional socialization influenced by the graduation teacher. It is said to be that this case can elicit the debate and the reflexion on the process of nursing teacher upbringing for the practice on higher education in view of the Nursing Curriculum Guidelines proposals.
Keywords: Enfermagem
Ensino superior
Representação docente
Professor
metadata.dc.subject.cnpq: INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/930
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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