Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/940
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Pollyana Fátima Gamapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T17:25:19Z-
dc.date.available2023-06-13T17:25:19Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/940-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pachecopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa tem por objetivo analisar as Representações Sociais de Licenciandos sobre Valorização Docente no foco da problemática relativa à escassez de professores no Brasil e diferentes realidades quanto à implantação de políticas públicas educacionais que favoreçam uma melhor qualidade de ensino. Temas que constituem o objeto dessa pesquisa, Valorização Docente, perante o artigo 206 da Constituição Federal - formação, plano de carreira docente e Piso Nacional Salarial Docente - são abordados nesse estudo sobre o enfoque das Representações Sociais. Na abordagem ao problema adotou-se a pesquisa exploratória descritiva sob a perspectiva quanti-qualitativa. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de um questionário composto de dois campos: o primeiro destinado à identificação de aspectos sociodemográficos e culturais dos licenciandos e o segundo a identificação dos conceitos com relação direta ou indireta com o objeto desse estudo. Utilizou-se para tratamento dos dados colhidos por meio das questões fechadas o software Sphinx. Os dados passaram pela análise de conteúdo, orientados por Bardin (2011), submetendo-se às bases teóricas de Moscovici (2011), Jodelet (1991), Gatti (2010), Saviani (2009), Nóvoa (1995), Monlevade (2000), Tardif e Lessard (2005) entre outros. O resultado quanto à representação social dos licenciandos ingressantes sobre valorização docente revela a preponderância dos aspectos relativos à necessidade de melhores salários e, para os concluintes, preponderaram os aspectos relativos à necessidade de reconhecimento social. Em ambos os casos observa-se que as representações sociais dos licenciandos distanciam-se dos componentes que compõem a valorização profissional docente no que tange à formação e plano de carreira, elementos primordiais para a constituição da profissionalidade docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze the social representations of student teachers on Teacher Appreciation focus on the problem of the shortage of teachers in Brazil and different realities regarding the implementation of educational policies that promote a better quality of education. Topics that are the subject of this research, Valuation Lecturer, before the Article 206 of the Federal Constitution - training plan and teaching career Floor National Teacher Salary - are addressed in this study focus on Social Representations. In the approach to the problem adopted the descriptive exploratory research under the quantitative - qualitative. The data was collected by means of a questionnaire composed of two fields: the first is intended to identify sociodemographic and cultural undergraduates and second the identification of concepts related directly or indirectly to the subject of this study. Was used for processing the data collected through the closed questions Sphinx software. The data passed through content analysis, guided by Bardin (2011) , submitting to the theoretical foundations of Moscovici (2011), Jodelet (1991), Gatti (2010), Saviani (2009), Nóvoa (1995) , Monlevade (2000) Lessard and Tardif (2005) among others. The result on the soc ial representation of undergraduates entering on evaluating teaching reveals the preponderance of aspects relating to the need for better wages and for the graduates, predominated aspects related to the need for social recognition. In both cases it is observed that the social representations of undergraduate distance themselves from components comprising the valuing teaching professional with regard to training and career plan, key elements of the constitution of the teaching profession.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-13T17:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pollyana Fatima Gama Santos_seg.pdf: 4660250 bytes, checksum: fd3eac83eab4b6da8d491f8dad70caa2 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent172f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleValorização docente : um estudo sobre as representações sociais de licenciandospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherGuilherme, Claudia Cristina Fioriopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pollyana Fatima Gama Santos_seg.pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.