Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/949
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura
Authors: Moraes, Flavio Ferreira de
Abstract: Resumo: Esta dissertação apresenta como tema a leitura de capas de revista em uma abordagem discursivo-dialógica. Mais especificamente, este trabalho consiste numa proposta de leitura considerando os aspectos dialógicos de capas atuais da revista Veja. O problema que motivou este estudo consiste na dificuldade ainda encontrada por professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, de explorar materiais que colaborem para um ensino dentro da proposta discursiva em sua totalidade, que abordem os aspectos visuais e a materialidade linguística. O objetivo geral desta pesquisa consiste em fornecer subsídios para que professores, por meio de capas da revista Veja, possam contemplar os aspectos dialógicos nelas presentes, os quais podem remeter às quatro áreas do conhecimento do ensino Médio. No âmbito mais específico, o objetivo é apresentar uma proposta de leitura que compreenda as matrizes de referências que constam dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio. No que se refere aos pressupostos teóricos, apoiamo-nos nas concepções bakhtinianas acerca da linguagem e dos gêneros discursivos, bem como na abordagem sociocognitiva e interativa de leitura. Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por seis capas da revista Veja, sendo três do final do ano de 2016 e três do início do ano de 2017. Elaboramos uma sequência de passos a serem seguidos durante o processo de leitura das capas, a fim de evidenciar seu caráter dialógico. Os resultados mostraram que, no ensino de leitura que contemple os aspectos-discursivo-dialógicos das capas da revista Veja, os professores podem explorar todo o conhecimento prévio do aluno e levá-lo a uma análise mais aprofundada de cada enunciado. Assim, pode-se concluir que o ensino de leitura deve compreender muito mais do que a materialidade linguística, o processo de construção e apropriação do sentido exige a compreensão do enunciado como um todo, analisado em seus aspectos verbais e visuais. Sendo as capas da Veja um gênero discursivo, o sentido não é único nem acabado, ele será ressignificado cada vez que um interlocutor dialogar com ele. Cabe ao professor de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa, direcionar a atenção do aluno para todos os aspectos composicionais do gênero que dialogam com outros discursos sobre os quais as capas se fundamentam para serem construídas.
Abstract: This dissertation presents as a theme the reading of magazine covers in a discursive-dialogical approach. More specifically, this work consists of a reading proposal considering the dialogical aspects of current covers of Veja magazine. The problem that motivated this study is the difficulty still encountered by teachers of Portuguese Language of High School, to explore materials that collaborate for a teaching within the discursive proposal in its totality, that address the visual aspects and linguistic materiality. The general objective of this research is to provide subsidies so that teachers, through covers of Veja magazine, can contemplate the dialogical aspects present in them, which can refer to the four areas of knowledge of High School. In the more specific context, to present a reading proposal that includes the reference matrices that appear in the National Curricular Parameters of High School, and the Curricular Guidelines for High School. With regard to theoretical presuppositions, we rely on Bakhtin's conceptions of language and discursive genres. We are still leaning on the sociocognitive and interactive approach to reading. To perform this work we used a corpus composed of six covers of Veja magazine, three of them from the end of 2016 and three from the beginning of 2017. We elaborated a sequence of steps to follow during the process of reading the covers, in order to evidence of its dialogical character. The results showed that in reading teaching that contemplate the discursive-dialogical aspects of the Veja magazine covers, teachers can explore all the previous knowledge of the student and take it to a more in-depth analysis of each statement. Thus, it can be concluded that reading teaching must comprise much more than linguistic materiality, the process of construction and appropriation of meaning requires the comprehension of the utterance as a whole, analyzed in its verbal and visual aspects. Since the covers of Veja are a discursive genre, the meaning is neither single nor finished, it will be signified each time an interlocutor dialogues with him. It is up to the reading teacher, in Portuguese Language classes, to direct the attention of the student to all the compositional aspects of the genre that dialogue with other discourses on which the covers are based to be constructed.
Keywords: Gênero discursivo
Dialogismo
Leitura
Linguagem verbo-visual
Revista Veja
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/949
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Flavio Ferreira de Moraes.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons