Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/959
metadata.dc.type: Dissertação
Title: "Office cidadão" : a didatização dos gêneros currículo e relatório na educação profissional
Authors: Santos, Risleide Lúcia dos
Abstract: Resumo: Apesar da estrutura, dos investimentos e da legislação que rege a educação profissional, as ferramentas das tecnologias não são utilizadas de forma concomitante ao desenvolvimento lingüístico que se deseja no aluno. Por isso, a proposta de didatização dos gêneros textuais currículo e relatório na educação profissional tem, por objetivo, demonstrar a maneira pela qual o professor pode trabalhar com tais gêneros, típicos do contexto das relações de produção, sob a ótica sócio-histórica, apropriando-se dos avanços da mediação tecnológica, mais especificamente pelo uso de laboratórios de informática, internet e editores de texto. As considerações relativas à realidade cultural, social e histórica do sujeito, em consonância com as condições de produção de linguagem, auxiliam tanto na inserção e manutenção profissional, como na vida do cidadão, pois a promoção da cidadania está atrelada à tomada da consciência do papel social e político do educando. Dividida em três capítulos a dissertação "Office Cidadão" - a didatização dos gêneros Currículo e Relatório na Educação Profissional, foca a relevância dos gêneros textuais na educação profissional, a partir da legislação vigente, dos gêneros empresariais e as especificidades da educação profissional; apresenta os gêneros textuais mediados pela Intranet corporativa e, finalmente, propõe a didatização dos referidos gêneros. Metodologicamente, é uma proposta didática que aproxima o educando das relações comunicacionais reais do mundo do trabalho, além de contemplar a tecnologia, elemento mediador de todo o processo. Fundamentase teoricamente nas categorias de gêneros provenientes do referencial teórico de Bakthin (1997), no modelo didático de gêneros proposto por Dolz & Scheuwly (2004), nas considerações sobre as Zonas de Desenvolvimento Proximal e a construção social do conhecimento e o sócio-interacionismo de Vigotski(1998, 2005) e a educação popular, proposta por Freire (1979, 2000, 2001, 2006). No que se refere aos níveis fundamentais de operações de linguagem, os gêneros são trabalhados quanto à representação do contexto social (capacidade de ação); à estruturação discursiva do texto (capacidades discursivas) e à escolha das unidades lingüísticas ou textualização (capacidades lingüístico-discursivas), para que levem o aluno a perceber o seu papel social como enunciador capaz de persuadir e convencer o seu interlocutor daquilo que, como autor, considera relevante. Há espaço para que ações da Lingüística Aplicada propiciem uma mudança significativa na educação profissional de modo que as direções dos estudos da inserção digital e da visão sócio-interacional da linguagem possam proporcionar transformações sócio-históricas ao educando. Deste modo, a didatização de gêneros textuais ora apresentada, responde e corresponde às demandas irrefutáveis na sociedade, ratificando-se, assim, a veemência por práticas pedagógicas e de linguagem que considerem a realidade inexorável das novas tecnologias nos processos de aprendizagem. Os estudos de gêneros textuais em consonância com as tecnologias, dão vez e voz à realidade do aluno, o que deve ser foco de toda ação educativa. Finalmente, se a Lingüística Aplicada dialoga e interage com as mais diversas áreas do conhecimento, estamos convencidos de que, a partir desta pesquisa, outras colaborações e novos estudos sobre educação profissional, gêneros textuais e mediação tecnológica possam advir também de outras áreas de pesquisa como Metodologia Educacional, Tecnologia da Informação.
Abstract: Despite the good structures, investments and laws, the tools of technology have not been employed in professional education to strengthen the students' language development. Therefore, a proposal for a new teaching method for textual genres focusing Résumé and Report on professional education intends to show the ways in which educators can teach the above mentioned genres, which are typical of the labor relationship, under a sociohistorical point of view, taking advantages of technological media advances, more specifically, by using Computers Lab, the Internet and Word editors. Cultural, social and historical aspects of the students' reality must be considered, once that these points in consonance with material condition of language production can help not only on the professional market inclusion and professional job keeping, but also on the students' life in society, because citizenship is linked with the consciousness of their social as well as political roles into the society. The thesis "Office citizen" - didactic material for textual genres Résumé and Report on professional education is divided into three chapters, covering aspects as the importance of textual genres on professional education, the Brazilian's Laws for professional education, business genres, specifics characteristics of professional education in terms of language, textual genres on corporative environment of Intranet and, finally, suggests the way of treating these textual genres in classroom. Methodologically, it is a didactic proposal that gets the students closer the real labor environment in terms of communicational relationship and, furthermore, it deals with technology, which mediates all the educational process. In terms of theory, it is based on genres categories of Bakthin (1997), didactical model of textual genres of Dolz & Scheuwly, zone of proximal development and social development and theory of learning of Vigotsky (1998, 2005) and also the theory of popular education of Freire (1979, 2000, 2001, 2006). Regarding to the fundamental levels of language acquisition, these textual genres are focused in terms of social context (action competences); discursive structure on the texts (discursive competences) and the choice of linguistics units (linguistic-discursive competences), in order to aware the students about their social role as enunciators capable of arguing and convincing other about the ideas that, as authors, they consider relevant. There is space for actions of Applied Linguistics that would cause deep changes on professional education. Besides, it can be observed that studies on digital inclusion together with social-interaction language situations provide socio-historical changes on students. Therefore, the didactic proposal on this thesis is an answer for undeniable inquiries from society, sustained by the need for pedagogical as well as language practices that consider the inexorable reality of new technologies on processes of learning. Studies focusing textual genres and new technologies come along the students' reality, which must be the focus of all educational action. In conclusion, considering that the Applied Linguistics dialogues and interacts with many different areas of knowledge, we are convinced that up to this thesis, other collaboration and studies about professional education, textual genres and mediation in technology would be revealed of areas such as Educational Methodology and Information Technology.
Keywords: Linguística
Gêneros
Currículo
Didatização
Educação profissional
Editor de texto
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/959
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
cp038307.pdf476.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.