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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos
Other Titles: Sustainable development: the profile of the Technical School -ETEC - São Caetano do Sul in the light of the educational activities of the Technical Courses
Authors: Walchhutter, Sandra Valéria
Abstract: Resumo: Em meio à globalização, tanto o setor industrial quanto o de prestação de serviços envolvem lidar direta ou indiretamente com o uso do meio ambiente para a geração de riquezas do país. Considerando a Habilitação Profissional dos Cursos Técnicos como propulsora para capacitar agentes atuantes nos segmentos da indústria e da prestação de serviços, entende-se que o ensino voltado aos técnicos oriundos desses cursos assuma relevante papel no desenvolvimento de práticas que instituam, além de fazeres imprescindíveis para o exercício da profissão, também competências, habilidades, atitudes e valores voltados à aprendizagem do Desenvolvimento Sustentável, indispensável para o exercício da cidadania. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar o perfil da ETEC de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas direcionadas ao Desenvolvimento Sustentável, nos Cursos Técnicos. Como indicadores para orientarem análise de documentos e visão de Gestores e Professores no tocante à importância do ensino e da aprendizagem de Desenvolvimento Sustentável na Formação Profissional dos Cursos Técnicos, objeto deste estudo, elaborou-se uma matriz de categorização de dimensões do Desenvolvimento Sustentável com base no Relatório de Gro Harlem Brundtland intitulado Nosso Futuro Comum. Com finalidade exploratória e investigação empírica, a pesquisa documental foi efetuada por meio de consultas online. Para a pesquisa de campo, questionários foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados. Esses questionários foram compostos por perguntas de estruturas fechada, aberta e dupla. As de estruturas fechadas, em escala Likert, abrangeram dez questões em que, na escala, o número um (1) se refere à máxima concordância, o número dois (2) à parcial concordância, o número três (3) à parcial discordância e o número quatro (4), à máxima discordância frente a cada pergunta proposta. Também com estruturas fechadas, 11 aspectos do Desenvolvimento Sustentável foram abordados com o propósito de que cada respondente assinalasse com "X" o ou os aspectos contemplados na sua, na sua e em outras disciplinas, ou apenas em outras, ou nem na sua nem em outras disciplinas do Curso Técnico. Na sequência, foi proposta uma questão de estrutura aberta e duas de estruturas duplas: abertas e fechadas para marcação "SIM" ou "NÃO". Tanto enfoque documental quanto pesquisa de campo possibilitaram evidências relevantes que resultaram na triangulação de informações. Além disso, para fornecer respostas ao problema, procedeu-se à organização dos dados em categorias, subcategorias e elaboração de tabulação. O estudo em questão, com abordagens qualitativa e quantitativa, foi amparado num Estudo de Caso único delimitado a uma Instituição Pública Estadual de Ensino Técnico, localizada em São Caetano do Sul, São Paulo. O resultado demonstrou que a Formação Profissional dos Cursos Técnicos favorece tênue instrumentalização dos educandos quando se trata de conteúdo específico direcionado ao Desenvolvimento Sustentável em todas as suas dimensões, embora as concepções de Gestores e de Professores demonstrem ser importante, para a formação discente, haver um componente curricular destinado ao ensino e à aprendizagem de Desenvolvimento Sustentável como prática cidadã e de garantia de direitos.
Abstract: In the midst of globalization, both the industrial sector and services provision involve dealing directly or indirectly with the use of the environment for the generation of wealth in the country. Consider the professional qualification of technical courses as a promoter to empower agents operating in the sectors of industry and services means that the teaching aimed to technicians from these courses take important role in developing practices that include, in addition to making essential to the practice of the profession, also powers, abilities, attitudes and values aimed at the learning of sustainable development, indispensable for the exercise of citizenship. In this context, the objective of this study was to identify the profile of São Caetano do Sul ETEC under the prism of educational activities directed towards Sustainable Development in technical courses. As indicators to guide analysis of documents and forward thinking managers and teachers with regard to the importance of teaching and learning for sustainable development in the professional training of technical courses, object of this study, devised an array of categorizing dimensions of sustainable development based on Gro Harlem Brundtland report entitled Our Common Future. Exploratory and empirical research purpose, the documentary research was conducted through online consultations. For field research, questionnaires were used as instruments for data collection. These surveys were composed of closed structures, open questions and double. The closed structures, Likert scale, covered 10 issues on which, in the scale, the number one (1) refers to the maximum agreement, the number two (2) partial agreement, the number three (3) to partial disagreement and the number four (4) the maximum disagreement in front of each question proposed. Also with closed structures, 11 aspects of Sustainable Development were addressed with the purpose that each respondent assign with "X" or aspects covered in your and in other disciplines, or only on others, or even in your or in other disciplines of the technical course. As a result, a matter of open structure and two double structures: open and closed to mark "yes" or "no". Both documentary approach as field research enabled relevant evidence which resulted in the triangulation of information. In addition, to provide answers to the problem, the Organization of data into categories, subcategories and tab. The study in question, with qualitative and quantitative approaches, was based on a single case study bounded to a State Public Institution of Technical Education, located in São Caetano do Sul, São Paulo. The result showed that the vocational training courses, if tenuous learners instrumentalization favours when it comes to specific content directed to sustainable development in all its dimensions, although the managers and teachers' conceptions showing is important for student training, be a curricular component intended for teaching and learning for sustainable development as practice and guarantees citizen rights
Keywords: Gestão escolar
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento sustentável
Curso técnico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1056
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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