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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Diagnóstico de marketing de lugares e o desenvolvimento regional do município de Goiatuba(GO)
Authors: Inácio, Raquel Vieira
Abstract: Resumo: Nas últimas décadas, o mundo se viu diante do enorme desafio de repensar suas estruturas urbanas causadas pelas necessidades emergentes ou pelos transtornos da vida moderna. Frente as constantes mudanças e a intensificação da globalização, as organizações empresariais precisam estar atentas a estratégias que lhes garantam competitividade, ao mesmo tempo em que as regiões precisam estabelecer posições que lhes garantam participação nesse contexto. Assim, o presente estudo buscou enfatizar a relação do marketing de lugares e o desenvolvimento local da cidade de Goiatuba,GO. O objetivo foielaborar um diagnóstico das potencialidades da cidade, caracterizando as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças que poderão ser utilizadas de forma estratégica por meio do marketing de lugares. Nesse sentido, torna-se de grande relevância não só o debate sobre a definição de marketing de lugares, mas também pensar no desenvolvimento em relação ao município. Para tanto desenvolveu-se um estudo por meio de uma pesquisa qualitativa, ainda com características exploratórias e descritivas. Para tal, foi utilizada de análise documental das leis brasileiras – como o Estatuto das Cidades e a análise do advento dos Planos Diretores do Município em estudo, além de dados estatísticos recolhidos junto ao IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo realizada também a coleta de dados através de entrevistas com gestores públicos municipal.
Abstract: In recent decades, the world was faced with the huge challenge of rethinking their urban structures caused by emerging needs or the inconvenience of modern life. Facing the constant changes and the intensification of globalization, business organizations need to be aware of strategies to ensure their competitiveness at the same time that the regions need to establish positions to ensure their participation in this context. Thus, this study sought to emphasize the places marketing relationship and the local development of the city of Goiatuba (GO). The goal was to develop a diagnosis of the city's potential, characterizing the strengths and weaknesses, opportunities and threats that may be used in a strategic way through the marketing places. In this sense, it is of great importance not only the debate on the definition of marketing places, but also think about the development in relation to the municipality. For this purpose we developed a study through a qualitative research, still exploratory and descriptive characteristics. To do this, it used documental analysis of Brazilian law - such as the Statute of Cities and the analysis of the advent of the county Master Plans in the study, in addition to statistical data compiled by the IBGE - Brazilian Institute of Geography and Statistics, also being held data collection through interviews with municipal public managers.
Keywords: Desenvolvimento regional
Desenvolvimento local
Marketing de lugares
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1114
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

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