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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cultura organizacional e estilos de liderança no contexto pós-aquisição
Other Titles: Organizacional culture and styles of leadership in a post acquisition context
Authors: Valadão, Aline de Fátima Chiaradia
Abstract: Resumo: Existe um crescente interesse sobre o assunto Cultura Organizacional, na perspectiva de uma explicação para o possível sucesso de algumas organizações, ou de alguns insucessos que implicam em motivação e desempenho dos seus funcionários e líderes. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto da aquisição nos processos de liderança, assim como o papel da liderança na construção da cultura organizacional da empresa estudada. O estudo foi conduzido em uma empresa de autopeças no Sudeste do Brasil. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, com delinemaneto de estudo de caso, adotando-se como instrumentos questionário de diagnóstico de cultura organizacional com líderes e liderados, questionário de liderança com líderes e relatórios a gestão de pessoas fornecidos pela empresa. A amostra foi composta por 111 gestores e 345 funcionários. Os dados na análise qualitativa foram tratados por meio de Análise de Conteúdo informatizada (software Alceste) e na etapa quantitativa, os dados foram tratados por meio do software Sphinx. Resultados apontaram que a cultura organizacional da empresa estudada classifica-se em suas dimensões como voltada a processos, que possui um sistema fechado e em contrapartida um controle fraco, porém tem equilíbrio quanto à definição de empresa voltada a tarefas e preocupada com pessoas. Tem funcionários que se vêem como parte da empresa e outros que se identificam com sua função, ou seja, tem equilíbrio na dimensão paroquial versus profissional e a empresa também é orientada quanto a seguir normas e diretrizes, não esquecendo a satisfação de seus clientes. Resultados revelaram ainda que embora os líderes estejam cientes do estilo de liderança (9/9) requerido pela empresa, ainda tentam se adaptar a este novo modelo, sendo que influenciam a cultura organizacional atual com seus conceitos, métodos de trabalho e condução de gestão conforme cultura anterior. Assim, conclui-se que o gerenciamento da cultura organizacional baseado nos valores atuais da organização corporativa da qual a unidade pólo pertence é um importante trabalho a ser desenvolvido.
Abstract: There is also an increasing interest in this subject, in the perspective of an explanation for the possible success of some organizations, or of some failures that imply in motivation and performance of their employees and leaders. This research has as objetive to analyse the impact of the acquisition in the leadership processes, as well as the paper of the leadership in the construction of the organizacional culture of the studied company. The case study was conducted in a automotive company, located in the southeast of Brazil. An exploratory and descriptive research was carried through, with quantitative and qualitative approach, with a case study delineation, adopting itself as instruments questionnaire of diagnosis of organizacional culture with led leaders and, relative questionnaire of leadership with leaders and reports the management of people supplied for the company. The sample was composed for 111 managers and 345 employees. The data in the qualitative analysis had been treated by means of computerized Analysis of Content (Alceste software) and in the quantitative stage, the data had been treated by means of Sphinx software. Results had pointed that the organizacional culture of the studied company is classified in its dimensions as come the processes, that a closed system possess on the other hand and a weak control, however has balance how much to the definition of company come back the tasks and worried about people. It has employees that they are seen as part of the company and others that if identify with its function, that is, has balance in the parochial dimension versus professional and the company also is guided how much to follow norms and lines of direction, not forgetting the satisfaction its customers. Results had discloded despite even so the leaders are customers of the style of leadership (9/9) required by the company, still try to adapt themselves to this model, being that they influence current the organizacional culture with its concepts, methods of work and conduction of in agreement management previous culture. Thus, one concludes that the management of the based organizacional culture in the current values of the corporative organization of which the unit polar region belongs is an important work to be developed.
Keywords: Liderança
Cultura corporativa
Clima organizacional
Aquisição
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1283
Issue Date: 2009
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