Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1305
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A aprendizagem de língua estrangeira a partir do gênero carta de solicitaçãode emprego
Other Titles: Foreign language learning from the job application Letter Genre.
Authors: Vaz, Denise Marques Lameiras
Abstract: Resumo: Resumo: Este estudo examina a aprendizagem de Língua Inglesa de um grupo de alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual e uma escola particular no Vale do Paraíba, a partir do gênero carta de solicitação de emprego. Investiga, mais especificamente, as percepções dos alunos sobre esse processo, bem como os conhecimentos construídos ao longo dele. Teoricamente, apóia-se na perspectiva da construção social da linguagem (VYGOTSKY, 1934/1998; BRASIL, 1998) e na teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992/2003). Em relação à aprendizagem da linguagem, os seguintes aspectos se sobressaem: a co-participação social no processo (BRASIL, 1998), na qual um conceito importante é o de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (VYGOTSKY, 1934/1998); a construção de conhecimento compartilhado (BRASIL, 1998); e o papel da metacognição no desenvolvimento do processo (BRASIL, 1998); bem como a natureza sociointeracional da própria linguagem (BRASIL, 1998). Em relação à teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992/2003), faz-se também necessária a própria caracterização do gênero carta de solicitação de emprego, objeto de ensino no estudo. Metodologicamente, é uma pesquisa-ação, na qual dados foram coletados por meio de um questionário inicial e de um questionário final, em que foram analisados também os resultados das atividades desenvolvidas nas aulas e a produção final dos alunos. Os resultados das atividades desenvolvidas nas aulas e a produção final dos alunos. Os resultados apontam que a construção social do gênero carta envolveu uma interação entre alunos e professores. Pode-se concluir que aprender sob uma perspectiva sociointeracional torna possível o aprendizado de uma Língua Estrangeira.
Abstract: The present study examines the English learning process of a group of first-year high school students of a public state school and a private school in the Paraíba Valley, from the job application letter genre. It investigates, in particular, students' perceptions on the subject, as well as the knowledge gained over the process. Theoretically, it is supported by the perspective of the social construction of the language (VYGOTSKY, 1934/1998; BRASIL, 1998) and bythe theory of the discourse genres (BAKHTIN, 1992/2003). As far as language learning is concerned, the following aspects must be highlighted: the social co-participation in the process (BRASIL, 1998), in which the concept of Zone of Proximal Development (ZPD) (VYGOTSKY, 1934/1998) is worth mentioning by its importance; the construction of shared knowledge (BRASIL, 1998) and the role of met cognition in the process development (BRASIL, 1998), as well as the sociointeractional nature of language itself (BRASIL, 1998). As for the theory of discourse genres (BAKHTIN, 1992/2003), the characterization of the job application letter genre is also necessary, which is the teaching target of the present study. Methodologically, it is an action research, in which data were collected by means of initial and final questionnaires. Results of activities performed in classroom and consequent students' output were also analyzed. The present study's results show that thesocial construction of the letter genre promoted the interaction between students and teachers. Such results lead to the conclusion that learning from a sociointeractional perspective makes the learning process of a foreign language possible.
Keywords: Gênero discursivo
Carta de solicitação de emprego
Língua inglesa - Ensino
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1305
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Denise Marques Lameiras Vaz.pdf544.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.