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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
Authors: Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida
Abstract: Resumo: Resumo: Escrito na primeira pessoa do singular, sob uma perspectiva interacional, este trabalho analisa a língua em uso, em contextos específicos, motivado pelas relações sociais e utiliza a Gramática Sistêmica Funcional como instrumento para o estudo da materialidade lingüística. Pretende contribuir para a compreensão da constituição do professor de língua estrangeira, associando-a, hoje, às teorias sociointeracionistas vygotskyanas. Deve ser visto como um instrumento de reflexão crítica que concorre para a construção do conhecimento. Aspectos da constituição da identidade da professora investigada sendo a própria investigadora são revelados na narrativa autobiográfica por meio da linguagem, a fim de evidenciar sua constituição como profissional. A Lingüística Aplicada vem-se mostrando preocupada com o desenvolvimento da competência comunicativa do professor de língua estrangeira. Experiências pessoais do passado revelam perspectivas de presente e de futuro que se contextualizam no jogo de papéis e posições assumidos pelo indivíduo, com vários significados atribuídos a si próprio, ao outro e ao contexto. Por meio de uma análise de cunho crítico-reflexivo do corpus de uma narrativa autobiográfica, a partir das escolhas discursivas do sujeito investigado, e de uma pesquisa interpretativista etnográfica, observa-se não só o meu trabalho como professora de língua estrangeira em sala de aula e as abordagens didáticas utilizadas, como também minha história de aprendizagem da língua espanhola.
Abstract: Written in the first person of singular, under an interactive perspective this work anylizes the language in using, in a specific context, motivated by social relations and uses systemic functional grammar as an instrument for the study of the linguistic materiality. This work intends to contribute to a comprehension of the constitution of a foreign language teacher, associated nowadays with vygotskian social-interactionist theories. It must be seen as an instrument of critical reflection that contributes to the knowledge construction. Aspects of the constituition of identity from the investigated teacher, being her own investigator are revealed inher autobiographic narrative using the language to show up her contituition as a professional. The Applied Linguistic has been worried about the development of communicative compentence of a foreing language teacher. The past personal experiences have shown perspectives of present and future in a context of a role game and assumed positions by the induvidual, with so many meanings given to hinself, to the other andto the context. By using a critical-reflexive analysis worth of a corpus from an autobiographic narrative from discoursive choices of an investigated subject, an interpretative ethnographic research, noticing, not only my work as a teacher of a foreign language inthe classroom and some didatic means used, as the story of my learning of the Spanish Language too.
Keywords: Linguística aplicada
Narrativa autobiográfica
Reflexão crítica
Gênero autobiografia
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329
Issue Date: 2006
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