Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
Authors: Ferreira, Jorge Ivam
Abstract: Resumo: Devido aos avanços tecnológicos e à Globalização, o mercado de trabalho, as relações sociais e o pleno exercício da cidadania exigem que a pessoa tenha concluído no mínimo o Ensino Médio, por isso há uma grande demanda por vagas nos cursos de suplência. Por outro lado, ainda não há diferenciação metodológica entre o Ensino Regular e o Ensino Supletivo, no entanto é necessário que se busquem procedimentos de ensino-aprendizagem que levem em conta as especificidades do aluno trabalhador para que a escola atenda a suas necessidades.Esta pesquisa, realizada em uma turma de Supletivo de Ensino Médio, numa escola pública, objetivou estimular a prática de leitura e produção escrita a partir de atividades com gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica e elevar auto-estima dos alunos. Entre março e junho de 2006, os sujeitos desta pesquisa leram contos, crônicas, poemas, páginas de diários, letras de música e produziram vários textos, em sua maioria autobiográficos. Destes, 95 foram publicados em um livro, intitulado Algumas lembranças. Este projeto possibilitou aos estudantes o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, além de ter contribuído para muitos deles deixarem de ver a prática de produção de texto como uma atividade para a qual não tinham capacidade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) propõem a adoção dos gêneros discursivos como fator de mudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados desta pesquisa, fundamentada na teoria dos gêneros discursivos, poderão contribuir para se repensar o ensino de Língua Portuguesa tanto no Ensino Supletivo quanto no Regular a fim de que essa disciplina possa cumprir seu papel no desenvolvimento do aluno (como estudante e como cidadão) e possa ser vista por ele com menos temor e desconfiança, sendo estudada com prazer.
Abstract: Because the technological advances and the Globalization, the competition for jobs, the social relations and the exercise of citizenship demand that people achieve at least High School studies, which causes a considerably high demand from those people for an opportunity to attend Supplementary High School. Still, there are no methodological differences between Regular High School and Supplementary High School, however it is necessary to be developed teaching-learning procedures, which take into consideration the specific needs of those students who work during the day and study in the evening, so that the school gets prepared to supply those needs. The current research, performed in a class of Supplementary High School, at a public school, aimed at stimulating the skills of reading and writing, based on activities involving fictional and self-biographical material, as well as improving the self-esteem of the whole class. In the period from March to June 2006, the subjects of this research read tales, chronicles, poems, diary pages, song lyrics and produced several texts, mostly self-biographical. From this material produced by the students, ninety-five texts were published in a book called 'Algumas Lembranças'. That project provided the students not only with the development of their reading and writing skills but also with the knowledge of their own potential as writers, which in the past seemed to be an ability beyond their capacity. The National Curricular Parameters (BRAZIL, 1998) propose the adoption of discourse genres as a means to improve the quality in the teaching-learning process. The results of this research, based on the theory of the 'discursive language' will contribute to a further professional analysis of the teaching of Portuguese Language, not only in the Supplementary High School but also in the Regular High School, so that the teaching of that school subject is accomplished properly in order to reach the full development of the student (as a learner as well as a citizen) and so that the study of Portuguese Language can be faced by the student as a source of pleasure and enjoyment, rather than a feeling of fear and insecurity.
Keywords: Linguística
Gênero discursivo
Leitura
Produção escrita
Ensino médio
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
JORGE IVAM FERREIRA.pdf766.12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons