Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1714
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Eficiência de um treino de leitura crítica em pós-graduandos de diferentes áreas
Other Titles: Eficiencia de un entrenamiento de lectura crítica en post-graduados de diferentes áreas
Eficiência de um treino de leitura critical reading training efficiency in graduate students of different areas
Authors: Hussein, Carmen Lúcia
Abstract: In this work the efficiency of a particular training program in critical reading of graduate students in different areas of research was tested. Five groups of these graduate students were evaluated so far as comprehension of texts is concerned. The students who participated in the work belonged to two classes of the same course given by the same professor. The five groups of graduate students were classified as G.I. (Humanities), G.II (Economics), G.III (Engineering), G.IV (Health Sciences) and G.V (Literature). The same type of training in critical reading was used in all five groups. The training consisted of questions and written reforcement supplied by the examiner to enhance the critical response of the university students. The Cloze Test was applied to pre and post-test . The collected data indicated no significant differences among the groups in the pre-and post-test. The data also demonstrated the efficiency of the training given to all groups. One may conclude that the training was equally efficient to all groupss, and, consequently, such training is area-independent.
El objetivo de este trabajo fue probar la eficiencia de un entrenamiento de lectura crítica en post-graduados de diferentes áreas, y aún el de evaluar la comprensión de textos comparando cinco grupos. El número de participantes fue de 20 alumnos, oriundos de dos clases de un mismo curso, impartido por un único maestro. Fueron usados cinco grupos de alumnos: G.I (humanas), G.II (Economía), G.III (Ingeniería), G.IV (salud) y G.V (Letras). Un mismo entrenamiento de lectura crítica fue aplicado a todos los grupos. El entrenamiento fue constituido de cuestiones, y la audiencia fue suministrado por la experimentadora para fortalecer la clase de respuestas críticas. Fue aplicada la Prueba Cloze en el pre y en la pos-prueba. Los datos logrados demostraron que no hubo diferencias significativas entre los grupos en el pre y pos; también muestran la eficiencia del entrenamiento ofrecido para todos los grupos. Se puede concluir que el entrenamiento fue eficiente para todas las áreas igualmente, y que, por tanto, tal entrenamiento fue independiente de las áreas estudiadas.
O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência de um treino de leitura crítica em pós-graduandos de diferentes áreas, e ainda o de avaliar a compreensão de textos comparando cinco grupos. O número de participantes foi de 20 alunos, oriundos de duas classes de um mesmo curso, ministrado por um único professor. Foram usados cinco grupos de alunos: G.I (humanas), G.II (Economia), G.III (Engenharia), G.IV (saúde) e G.V (Letras). Um mesmo treino de leitura crítica foi aplicado a todos os grupos. O treino foi constituído de questões, e a audiência foi fornecida pela experimentadora para fortalecer a classe de respostas críticas. Foi aplicado o Teste Cloze no pré e no pós-teste. Os dados obtidos demonstraram que não houve diferenças significantivas entre os grupos no pré e pós; também mostram a eficiência do treino oferecido para todos os grupos. Pode-se concluir que o treino foi eficiente para todas as áreas igualmente, e que, portanto, tal treino foi independente das áreas estudadas.
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/S1414-98932008000400011
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1714
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1414-98932008000400011.pdf158.43 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons