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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A influência do estilo gerencial na satisfação dos funcionários em empresas de rede varejista : um estudo de caso
Other Titles: The influence of the managerial style in the employees' satisfaction in companies of retrail net: a casa study
Authors: Lourenço, Robson de Moraes Rocha Medeiros Freitas
Abstract: Resumo: As empresas, atualmente, concorrem em um ambiente de negócios globalizado, e o ambiente interno é fator determinante para o crescimento de uma organização em um mercado altamente competitivo. O papel da liderança é criar condições favoráveis para que ocorra um entendimento mútuo entre os diferentes níveis hierárquicos da organização. O objetivo deste trabalho foi identificar as relações interpessoais entre gerentes e seus subordinados, fazendo uso de um estudo de caso numa rede de lojas varejistas. Assim, procurou-se observar os perfis gerenciais existentes nas lojas, as formas de liderança, as expectativas de cada indivíduo para com seu superior e a influência dessas relações interpessoais no desempenho dos subordinados. Para a sua elaboração foram feitas observações, em âmbito social, das atitudes e relacionamentos ocorridos dentro de uma organização. Após as observações, elaborou-se um questionário, que buscou identificar as características e perfis dos subordinados, confirmando ou não os resultados obtidos pela observação direta. Fez -se uma análise das informações coletadas para demonstrar, com níveis de confiança, a credibilidade no trabalho proposto, proporcionando uma avaliação mais abrangente das atitudes e expectativas do nível hierárquico observado. Com esses resultados, pretendeu-se demonstrar que um alto grau de comprometimento da alta administração e o relacionamento entre os subordinados de uma organização podem levar a empresa a se destacar perante seus concorrentes. Justifica-se, assim, a necessidade de um maior estudo, por parte das organizações, sobre as atitudes de seus subordinados, a fim de alcançarem melhores resultados.
Abstract: owadays, there is, a business competition in a worldwide basis where the internal atmosphere is a determining factor for the organizations growth in a highly competitive marketplace. The role of leadership is create easy terms to happen of the mutual understanding among the several organization levels. The objective of this work went to identify the interpersonal relationship among hierarchical levels, by using a case study in the retail store network. In this manner searched to observe the management profiles there are in the stores, the leadership kinds, the expectations of each person to his superior and the influence of these inter-relations in the compliance of the goals. For it preparing observations went conducted under social aspects, of the attitudes and relationship occurred within the organization. After the remark, made a questionnaire focusing the identification the profiles and characteristics of each employee confirming or not the results obtained by direct remark. The collected information went analyzed to show, within confidence levels, the credibility of the proposed job, enabling one more wide analysis of the attitudes and expectations of the different analyzed hierarchical level. Across this results, intended, upon that the high commitment level and relationship among one-organization collaborators may bring the company to show up among its competitors. Therefore, it justifies itself the necessity of a larger study by the organizations, about cordiality of its collaborators, in order to achieve better results.
Keywords: Comércio varejista
Relações interpessoais
Satisfação do cliente interno
Liderança
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/197
Issue Date: 2002
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