Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3319
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Mídia-educação e as relações de poder-saber : uma análise discursiva da telenovela Malhação
Other Titles: Media-Education and the relations of power-know: a discursive analysis of Malhação soap opera.
Authors: Vieira, Adriana Duarte Cordeiro
Abstract: Resumo: Este trabalho visa contemplar as novas linguagens midiáticas, especialmente, a mídia televisiva que, por meio de uma linguagem sedutora e de performances lingüísticas envoltas em relações de poder-saber, estão adentrando ao universo da educação, com seus conflitos e questionamentos, acarretando uma desestabilização nas bases educacionais. Por meio de pesquisa bibliográfica, bem como pela análise de catorze situações de linguagem da Telenovela Malhação, o trabalho situou-se na interface da Comunicação e da Educação, realizando uma interlocução entre o discurso pedagógico e o discurso televisivo, focalizando a construção do discurso ficcional da Telenovela Malhação sob o viés da Análise do Discurso de linha Francesa. Desta interlocução resulta a necessidade de se repensar as bases do enfrentamento das novas linguagens pela escola, que devido à falta de aceitabilidade ou o anseio mais investigativo da linguagem, a educação se mantém aquém da evolução tecnológica, acarretando prejuízos aos educandos quanto ao processo de aquisição de performances lingüísticas próprias de um universo multimídia. A pesquisa traz uma reflexão sobre o discurso ficcional da telenovela Malhação, a fim de elucidar aos profissionais da educação, da comunicação e da linguagem que todo universo lingüístico pode ser analisado de uma forma riquíssima para a construção do saber. O saber que produz relações de poder-saber mais igualitárias, afastando um poder-saber gerador de excludentes sociais. Os resultados finais demonstram que a linguagem não é neutra e os acontecimentos discursivos são envoltos em formações ideológicas, por isso é preciso analisar seus efeitos de sentido nas produções discursivas por meio de sua materialidade lingüística e de seu momento histórico.
Abstract: This work has as objective to contemplate the new media languages, especially, TV media, that, by means of a seducer language and linguistic performances which are wrapped up in relations of power-knoware entering the education universe bringing their conflicts and questionings that are unbalancing the educational bases. By the bibliographic research, as well as by the analysis of fourteen language situations from the Malhaçãosoap opera, this work situated with an interface between Communication and Education by holding an interlocution between the pedagogical speech and the television speech, with the focus on the construction of the fictional speech of the Malhaçãosoap opera under the perspective of the French speech analysis. From this interlocution has a result the necessity of rethinking the bases of the new languages by the school. Due to the lack of acceptability or the more investigative anxiety of the language, the education keeps beneath the technological evolution bringing damages to the students as far as the acquisition of the linguistic performances of the multimedia universe are concerned. So, this research brings a reflection about the fictional speech of the Malhaçãosoap opera in order to elucidate the professionals of education area, communication area and language area that the linguistic universe can be analyzed in a rich way to so as to construct the know. This know produces more equalitarian relations of power-know, keeping away a power-know which generates social excluding people. The final results show that the language is not neutral and the discursive happenings are wrapped up in ideological formations, that is why it is necessary to analyze their sense effects in discursive productions by means of linguistic materiality and also the historic moment.
Keywords: Linguística
Mídia
Educação
Telenovela
Língua materna
Discurso
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3319
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
ADRIANA DUARTE CORDEIRO VIEIRA.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons