Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3350
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Economia criativa e desenvolvimento : um estudo do Grupo Canção Nova em Cachoeira Paulista/SP
Other Titles: Creative economy and development: A case study of canção nova Group in Cachoeira Paulista / SP
Authors: Cunha, Bruno Nascimento Vieira da
Abstract: Resumo: Economia Criativa é um conceito novo e se apresenta como fonte de geração de atividade econômica na perspectiva do desenvolvimento regional. Tem como fundamentos principais a criatividade e a cultura, o simbolismo e o singular. O objetivo geral desta pesquisa visa analisar como surgiu e se organiza a Economia Criativa no Grupo Canção Nova em suas ações, atividades, produtos, serviços e profissionais criativos no município de Cachoeira Paulista/SP. Estabelecida em um ambiente tradicional, pouco urbanizado e não populoso, de marcante presença religiosa histórica, não multicultural e de baixa pluralidade, o Grupo Canção Nova em Cachoeira Paulista representa uma forma diversa ao relatado até então pela literatura. Foram discutidos o surgimento, as características e a formação da Economia Criativa dentro do Grupo no município, que possui na fé e na religiosidade marcos na sua identidade e caracterização. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico a propósito da Economia Criativa, pesquisa documental, coleta de dados qualitativos por meio de entrevistas em profundidade com profissionais criativos do Grupo Canção Nova. Foram considerados também dados de registros documentais de marcas e direitos autorais, e comparados com os dados qualitativos das entrevistas. Foram levantados ainda dados do mapeamento de Economia Criativa no município, realizado pela FIRJAN entre os anos de 2004 a 2015. Os resultados demostram como surgiu e como se organiza a Economia Criativa por meio do Grupo Canção Nova em seus segmentos, profissionais criativos, produtos e serviços. A análise também concluiu que houve contribuição para o desenvolvimento nas dimensões econômica e social do município, seja por meio da própria Economia Criativa do Grupo, seja pelo suporte que esta representa às atividades sociais.
Abstract: Creative Economy is a new concept and presents itself as a source of generation of economic activity from a development perspective. Its main foundations are creativity and culture, symbolism and the singular. The general objective of this research is to analyze how the Creative Economy emerged and organized in the Canção Nova Group in its actions, activities, products, services and creative professionals in the municipality of Cachoeira Paulista / SP. Established in a traditional, little urbanized and non-populous environment, with a strong historical, non-multicultural and low pluralistic religious presence, the Canção Nova Group in Cachoeira Paulista represents a different form than that reported in the literature. The emergence, the characteristics and the formation of the Creative Economy within the Group in the municipality were discussed, possessing in the faith and in the religiosity marks in its identity and characterization. The methodology used was the bibliographical survey about the Creative Economy, documentary research, qualitative data collection through in-depth interviews with creative professionals of the Canção Nova Group. Data were also taken from documentary records of trademarks and copyrights, and compared with the qualitative data of interviews. Data were also collected on the mapping of Creative Economy in the municipality, carried out by FIRJAN between the years of 2004 to 2015. The results show how the Creative Economy was organized through the Canção Nova Group in its segments, creative professionals, products and services. The analysis also concluded that there was a contribution to development in the economic and social dimensions of the municipality, either through the Group's own Creative Economy or through the support it represents to social activities.
Keywords: Canção Nova
Cachoeira Paulista
Economia criativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3350
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
BRUNO NASCIMENTO VIEIRA DA CUNHA.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons