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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura
Authors: Santos, Rita de Cássia Simões Pecego dos
Abstract: Resumo: A recente constatação de algumas avaliações nacionais e internacionais, de que um considerável número de alunos brasileiros apresenta problemas de interação com os diversos textos aos quais têm acesso, mostra que é urgente um trabalho voltado para a proficiência em leitura. Nesse mesmo contexto, evidencia-se a figura do professor de Língua Materna, que dentro da atual situação da rede pública de ensino, se depara com uma grande maioria de alunos cujo contato com a literatura ocorre apenas dentro do ambiente escolar. Diante dessa problemática e tendo por base a perspectiva sociointeracionista da Linguística Aplicada, considerei pertinente o desenvolvimento de uma pesquisa-ação voltada para a leitura de contos infanto-juvenis contemporâneos da literatura brasileira durante as aulas de Língua Materna, com o propósito de promover, por meio do pressuposto vygostskyano da mediação e do postulado bakhtiniano da dialogia, a formação intelectual do aluno ligada diretamente à vida em sociedade, valorizando a arte - no caso, a literatura - a qual se configura como um importante fenômeno da linguagem vinculado aos contextos social, histórico e cultural da humanidade. Nessa pesquisa-ação a metodologia utilizada por mim, enquanto professora de Língua Portuguesa de uma 6ª série da rede pública de ensino (ciclo II da Educação Fundamental), foi desenvolvida a partir de um projeto de leitura baseado em contos literários contemporâneos, cujos temas demonstravam relação com algumas vivências diárias dos adolescentes. Esse trabalho foi empreendido ao final do 4º bimestre do ano letivo de 2007, sendo que coube a mim, enquanto professora-pesquisadora, registrar as considerações sobre as aulas em um diário individual e, os educandos, ao final do trabalho com cada um dos contos, elaboraram respostas individuais para questões sobre a importância do tema abordado na vida dos adolescentes e sobre o valor do texto literário que busca, enquanto arte, estabelecer um diálogo com os leitores mais jovens por meio de situações que, na realidade, permeiam suas vidas. Além disso, foi também proposta a elaboração de uma ilustração para cada conto, a fim de trabalhar a sensibilidade do sujeito-leitor. Os resultados dessa pesquisa confirmaram que, mesmo diante de situações tão adversas em seu ambiente de trabalho, o professor é um profissional que, atuando como mediador, consegue instigar cada educando a estabelecer um diálogo significativo entre sua vida e a literatura, construindo, assim, sua identidade para a vida social.
Abstract: Recent evidence from some national and international evaluations that a considerable number of Brazilian students has issues to interact with the several texts to which they have access shows that a work addressing the reading proficiency is urgent. At this same context, the role of the native language teacher is evidenced and, within the current situation of the public teaching network, this teacher is facing many students having the sole contact with literature within the school environment. With this problematics and based on the social-interacionist view of Applied Linguistic, I developeda research-action addressing the reading of contemporary infantile-juvenile tales of Brazilian Literature during the native language classes, with the purpose to support, through of the vygotskyan purpose of mediation and the bakhtinian postulate of dialogy, intellectual formation of the student, which could be linked directly to the life in society and valuing the arts -in the case, the literature -which is evidenced as an import phenomenon of language linked to the social, history, and cultural context of humanity. At this research-action, the methodology used for me, while Portuguese teacher of the students from the 6th grade in public teaching network (cycle II in Elementary School), was develop a reading projectbased on contemporary literature tales of which the theme would be related with the daily life of the teenagers. This work was undertaken late in the 4 th bimester of 2007 school year and my role, while teacher-investigator was to record myconsiderations about the classes in an individual journal and the students wrote individual answers at the end of each tale work for the questions about the importance of the theme approached on the life of the teenagers and on the value of the literary text that has the intention, as an art, to establish a dialogue with younger readers using situations that are involved in their real lives. In addition, developing an illustration to each tale was also proposed so that to work the subject-reader sensitivity. Partial results of this research confirm that, even with these so adverse situations in their work environment, the native language teacher in the public school is a professional who, acting as a mediator, can instigate each student to establish a significant dialogue between his/her life and the literature, building his/her identity to the social life.
Keywords: Linguagem
Leitura
Literatura
Contos
Formação do leitor
Ensino fundamental
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3394
Issue Date: 2009
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