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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas de produção escrita em espanhol no curso de letras para a progressão de níveis de referência
Authors: Freitas, Renata Aparecida de
Abstract: Resumo: Este relato de pesquisa descreve a elaboração e a aplicação de práticas de produção escrita, organizadas por gêneros discursivos, fundamentadas no estudo da gramática e inseridas em um contexto cultural. O trabalho desenvolvido surgiu como resposta ao problema por mim encontrado em minha prática docente, como formadora de professores de espanhol no Curso de Letras de uma faculdade particular no Vale do Paraíba, São Paulo: o nível básico de conhecimento de espanhol apresentado pelo graduando, futuro professor. O objetivo deste estudo é verificar que a aplicação das referidas práticas facilita a progressão do conhecimento da língua no campo da produção escrita. Para isso foram analisadas e comparadas as produções de três alunos, ou 20% do total dos dezesseis participantes. Os procedimentos envolveram pesquisa bibliográfica, preparação de roteiros para a produção de gêneros, estudo de gramática e pesquisa de campo. A hipótese de que a organização da produção escrita levaria à superação dos níveis de competência propostos, de acordo com os Niveles de referencia do Marco Comum Europeo para la ensenãnza de lenguas foi comprovada pelos resultados que demonstraram que os alunos alcançaram o nível avançado ou de Usuário Competente, sendo capazes de escrever textos argumentativos.
Abstract: This paper describes the elaboration and applying of written practices, based on discursive genders, grammar studies and back-grounded in a cultural context. The work appears as an answer to the problem I detected while preparing Spanish teachers in a private college in the State of São Paulo, Brazil: the knowledge of the language presented by the future teacher corresponded to the basic level. It aims to verify if the applying of the referred practices helps the progression of the language knowledge in the written production. The writing of three students (20% of the group) were analyzed and compared. The procedures were bibliographical research, confection of guides for the gender production and grammar studies and field research. The hypothesis that the written production organized by discursive genders and based on grammar studies could lead to the progression of the reference levels presented by the European Common Frame was confirmed by the results that demonstrated the students reached the advanced level or Competent User level, being able to cope with argumentative texts.
Keywords: Língua espanhola
Referência
Gênero discursivo
Produção escrita
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3407
Issue Date: 2009
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