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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação e Saúde Ambientais : atuação dos profissionais das escolas públicas na sensibilização da comunidade para promoção de atitudes sustentáveis
Authors: Lama, Fabricio Nazareno Pessoa
Abstract: Resumo: Objetivo: analisar a educação e a saúde ambientais mediante atuação dos profissionais de ensino das escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, bem como, a partir da percepção dos moradores da comunidade/responsáveis pelos alunos onde as escolas pesquisadas estão inseridas e, posteriormente, sugerir ações direcionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, oportunizando o envolvimento entre escola e comunidade. Método: Estudo Descritivo acerca dos profissionais de ensino e responsáveis/moradores nas adjacências de quatro escolas da Região Metropolitana de Belém-PA nos anos de 2014 e 2015, no que se refere à educação e saúde ambientais. Aplicou-se questionário para população-alvo desse estudo contemplando aspectos sobre a educação e saúde ambientais. Resultados: do total de 87 profissionais, observou-se que as escolas desenvolvem atividades de Educação Ambiental através de projetos (41,4%), datas e eventos significativos (32,2%) e tema transversal (31,0%). Com relação às doenças oriundas do saneamento básico inadequado a diarreia foi o mais frequente o que condiz com a percepção dos moradores/responsáveis (total de 595 participantes) pelos alunos que apontam que a região metropolitana de Belém apresenta problemas de infraestrutura graves como lixo (73,1%), esgoto sanitário (45,2%) e água inadequada para consumo (44,0%). Conclusão: A escola desenvolve educação ambiental, principalmente, mediante projetos, com temas voltados a água, o lixo e a reciclagem. Há pouca interação entre escola e comunidade, apesar de se observar impactos positivos com relação aos projetos desenvolvidos e consequentemente mudanças de comportamento. Com relação aos moradores, pôde-se verificar baixo nível socioeconômico, com interesse em participar de atividades educativas, identificaram problemas ambientais na região e riscos à saúde.
Abstract: Objective: To examine education and environmental health through activities of education of the public schools of elementary and secondary education professionals, as well as from the perception of the residents of the community / guardians by students where schools surveyed are inserted and subsequently suggest actions aimed at improving the environment and quality of life, providing opportunities for engagement between school and community. Method: Descriptive Study of these professionals and responsible / residents of the vicinity of four schools in the metropolitan region of Belém-PA in the years 2014 and 2015, as regards education and environmental health. Applied questionnaire to the target population of this study addressing issues on education and environmental health. Results: of the total of 87 professionals, it was observed that schools develop environmental education activities through projects (41.4%), dates and significant events (32.2%) and cross-cutting theme (31.0%). With respect to diseases arising from basic inadequate sanitation diarrhea was the most common which is consistent with the perception of residents / guardian (total of 595 participants) by students who point out that the metropolitan area of Belém has serious infrastructure problems like garbage (73 1%), sewage (45.2%) and drinking water (44.0%). Conclusion: The school develops environmental education, mainly through projects with focused topics water, waste and recycling. There is little interaction between school and community, although we did see positive impacts with respect to projects developed and consequently behavioral changes. With regard to residents, it was observed low socioeconomic status, with interest in participating in educational activities, identified environmental problems in the region and health risks.
Keywords: Educação ambiental
Saúde ambiental
Saneamento básico
Escola e comunidade
Escola e saúde
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3873
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Ciências Ambientais - PPGCA

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