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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Arquitetura escolar : escola Indígena Guarani Mbya da Aldeia da Boa Vista do Sertão do Promirim - Ubatuba/SP
Authors: Freitas, Ana Luíza Garcia de Oliveira, 1996-
Abstract: Resumo: Os povos originários das Américas sofrem muito preconceito, intolerância, e chegam a ser impedidos de praticar e viver sua própria cultura. É possível chegar a esta conclusão simplesmente pelo fato de que eles ocupam o continente há mais de 10 mil anos e, até os dias de hoje, lutam por reconhecimento e o direito da demarcação das terras que ocupam. Os indígenas necessitam da mata em seu estado original para sobreviver e, sem a demarcação destas áreas, os grileiros, ocupantes de terras alheias, normalmente públicas, mediante falsa escritura, se apossam dessas para desmatá-las e/ou prepará-las para a produção de monoculturas, o que degrada, compacta e empobrece o solo, dificultando o renascimento da floresta original. Contudo é necessário aprender a ler a realidade para poder transformá-la. Logo se vê a importância das escolas indígenas. Além de inúmeras contribuições no desenvolvimento individual, as escolas têm o papel fundamental de informar a população indígena, para que ela possa reivindicar seus direitos perante a sociedade e também, para contribuir para a continuidade da cultura deste povo. Com isso, o presente trabalho irá apresentar o que se mais sabe sobre o povo Guarani Mbya, suas políticas internas sociais e culturais, sua ligação com a espiritualidade, com a mata e seus meios de produção e suas técnicas construtivas. Ainda, este trabalho pretende expor quais são as condições apresentadas pelo ministério da educação quanto à escola indígena, ou escola diferenciada. Consequentemente, a ideia é apresentar uma proposta de projeto de uma escola que se identifique com a etnia em questão, uma arquitetura que converse com a paisagem da aldeia. Por isso a importância da exposição da cultura Guarani Mbya de forma tão detalhada, é com a compreensão dos espaços, que a arquitetura se mostra diretamente ligada à temática. A implantação desta escola será na Tekoa Jaexaa Porã, ou aldeia Boa Vista Sertão do Promirim, localizada no município de Ubatuba (SP) e ocupada por indígenas da etnia Guarani Mbya. Vale ressaltar que, juridicamente, esta aldeia não foi homologada/registrada. Ela está em processo de identificação e aprovação - 50% do processo total concluído - e ainda está sujeito a contestação.
Abstract: Não possui.
Keywords: Arquitetura escolar
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Arquitetura de Urbanismo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4288
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação

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