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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Programa nacional de assistência estudantil e o rompimento da pobreza intergeracional : um estudo de casos múltiplos com ex-beneficiários do estado do Tocantins
Other Titles: National student assistance program and breaking intergerational poverty: a multiple case study with former beneficiaries from the state of Tocantins
Authors: Silva, Nanna Krishina de Rodrigues, 1987-
Abstract: Resumo: A presente dissertação teve como tema a Política de Educação e a pobreza intergeracional, sendo um estudo de casos múltiplos com o objetivo geral de analisar como ex-beneficiários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) no Tocantins romperam com a pobreza intergeracional. A pesquisa foi qualitativa, exploratória e descritiva, com aporte teórico da teoria social marxista. Foi utilizado o método estudo de caso múltiplos, sendo cinco casos de profissionais que receberam o auxílio financeiro do Pnaes no decorrer da graduação. Os casos foram holísticos, intencionais com replicação literal. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, coleta de documentos e arquivos, como currículo Lattes e arquivos de fotos. Os resultados da pesquisa mostraram oito estratégias comuns utilizados pelos entrevistados que viabilizaram a conclusão com êxito da graduação e a inserção no mercado de trabalho remunerado, ocasionando o rompimento da pobreza intergeracional. As oito estratégias foram: participação em projetos (extensão, pesquisa e outros), média diária de quatro horas de estudo extra, permanência diária estendida na instituição de ensino, aproveitar oportunidade de trabalho, participação em eventos, Pnaes como fator de permanência, participação política na universidade e rede de apoio com capital cultural. Essas estratégias podem ser incorporadas aos programas de assistência estudantil das instituições de ensino, potencializando as possibilidades dos alunos pobres inseridos nos cursos de graduação romperem a pobreza intergeracional. Os fatores intrafamiliar e extrafamiliar articulados com as estratégias de reprodução de capitais foram fundamentais para o rompimeto da pobreza intergeracional dos entrevistados. Infere-se que os fatores que regulariam para que os entrevistados reproduzissem a história de pobreza de suas famílias foram contrabalanceados por políticas públicas que incorporaram novos signos nos habitus dos sujeitos, possibilitando que executassem estratégias na graduação que viabilizaram o rompimento da pobreza intergeracional.
Abstract: This dissertation had as its theme the Education Policy and intergenerational poverty, being a multiple case study with the general objective of analyzing how former beneficiaries of the National Student Assistance Program (Pnaes) in Tocantins broke away from intergenerational poverty. The research was qualitative, exploratory and descriptive, with theoretical support from Marxist social theory. The multiple case study method was used, with five cases of professionals who received financial assistance from Pnaes during graduation. The cases were holistic, intentional with literal replication. The data collection instruments were the semi-structured interviews, collection of documents and files, such as Lattes curriculum and photo files. The results of the research showed eight common strategies used by the interviewees that made possible the successful completion of graduation and the insertion in the paid job market, causing the breaking of intergenerational poverty. The eight strategies were: participation in projects (extension, research and others), daily average of four hours of extra study, extended daily stay at the educational institution, taking advantage of work opportunities, participation in events, Pnaes as a permanence factor, political participation university and support network with cultural capital. These strategies can be incorporated into the student assistance programs of educational institutions, enhancing the possibilities of poor students inserted in undergraduate courses to break intergenerational poverty. The intra-family and extra-family factors articulated with the strategies of capital reproduction were fundamental for the breaking of the intergenerational poverty of the interviewees. It is inferred that the factors that would regulate so that the interviewees' reproduce the history of poverty of their families were counterbalanced by public policies that incorporated new signs in the subjects' habitus, allowing them to execute strategies in the graduation that made possible the breaking of intergenerational poverty.
Keywords: Política educacional
Pobreza
Gestão
Desenvolvimento regional
PNAE.
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4538
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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