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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Contribuição do lúdico no ensino aprendizagem da matemática
Other Titles: Contribution of play in teaching, learning mathematics
Authors: Gouvêa, Marcus Vinicius Cunha Andrade
Abstract: Resumo: O presente trabalho teve como objetivo abordar a utilização de jogos lúdicos no ensino aprendizagem da Matemática como na assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula pelos alunos. Acredita-se que, esse trabalho possa contribuir e promover reflexões no sentido de levar o professor, que exerce um papel fundamental na transmissão do saber, a utilizar em suas atividades um ensino efetivo e prazeroso, que em suas ações pedagógicas possam facilitar o desenvolvimento dos que participam do processo educativo, enfatizando os assuntos de estudos de Geometria e Plano Cartesiano. Trabalhar e exemplificar situações problemas de forma concreta e objetiva de maneira a facilitar a compreensão dos alunos com os conteúdos. Para o desenvolvimento deste trabalho foi aplicado um questionário aos alunos do 7º ano dos anos finais, tendo como objetivo responder e/ou analisar qual o nível de interesse em utilizar os jogos no processo de ensino aprendizagem. Após esta análise foi desenvolvido outras atividades utilizando os jogos. Conclui-se que este trabalho pode contribuir com mudanças na estratégias em relação a aulas mais dinâmicas para nossos alunos, os instigando a novas descobertas e os conscientizando em uma construção não só como indivíduo, mas também de cidadania, tendo como resultado também o trabalho em equipe.
Abstract: The present work has the objective of addressing the use of games and ludic in the teaching-learning of Mathematics as helping to assimilate the students with the contents discussed in the school environment. It is believed that this work can contribute to and promote the reflections to bring the teacher, who plays a pivotal role in the transmission of knowledge, to change its activities to better education in order that their pedagogical actions. Such actions can then facilitate the development of those who participate in the educational process, with emphasis on the studies of geometry and the cartesian plane. This is made by working and exemplifying specific problems to facilitate, concretely and objectively, the understanding of the students. In this work are used questionnaires in one class of the 7th year of elementary school II, as a means to study the usefulness of games in teaching and learning of Mathematics. Thus, it is concluded that this work contributes to changes in the teaching strategies to allow a more dynamic learning to the students. As an effect, they are stimulated to seek for new discoveries also bringing awareness not only as individuals, but also as members of a team and members of the society.
Keywords: Raciocínio
Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
Processo ensino-aprendizagem
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4583
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Matemática - Trabalhos de Graduação

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