Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4597
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Análise de sustentação e cargas nas pás de aeronaves de asas rotativas em voo pairado e à frente utilizando rotor code
Other Titles: Analysis of lift and loads on the blades of rotary-wing aircraft in hover and forward flight using rotor code
Authors: Buratti, Marcio Augusto Silveira, 1996-
Abstract: Resumo: Aeronaves de Asas rotativas tem como principal característica realizar decolagens e pousos verticais, assim sendo este tipo de aeronave vem sendo amplamente utilizado para realizar algumas missões tais como resgates em locais de difícil acesso, operações de patrulhamento de regiões, transportes médicos, transportes executivos e outras. Para conseguir realizar este voo vertical estas aeronaves trabalham com dinâmicas de voo, e comandos diferentes das aeronaves de asas fixas. Por se tratar de um mercado extremamente restrito são encontradas dificuldades para se realizar estudos sobre essas aeronaves, visto a importância e visando o crescimento dos estudos nesta área, este trabalho tem como objetivo desenvolver e analisar um modelo de asas rotativas, baseando-se na aeronave AS350B1. A partir deste modelo busca-se obter forças de sustentação atuantes ao longo da pá em função da posição azimutal no disco de carregamento cargas geradas na pá ao longo do disco rotativo nas condições de voo pairado e à frente, com ângulo de ataque fixados em 5° e 0° para ambas as condições. Para realizar está analise será utilizado o Rotor Code. Para confrontar os dados encontrados serão realizadas comparações literárias, já que devido à restrição de informações não se tem acesso a informações quantitativas sobre o assunto. Com o desenvolvimento e análise desta aeronave de asas rotativas puderam ser plotadas as curvas de sustentação e cargas da aeronave, após uma revisão literária e comparação aos dados gerados pode-se comprovar a veracidade dos mesmos.
Abstract: Rotary wings aircrafts have as main quality realize vertical takeoff and landing, therefore, this kind of aircraft has been largely used for some kind of missions like, rescues, patrolling operations zone, medical transportation, executive transportation and other. For achieve the vertical flight this aircraft operates with controls and flight dynamics different than fixed wing aircraft. Because of his extremely restricted market, it is so difficult study these aircraft, considering the importance an aiming the growth of the study in this area, this work has as main objective develop and analyze a rotary wing model, based on AS350 aircraft. From this model we seek to obtain the loads and lift curves along the blades on the rotary disc, on the conditions of hovered and forward flight, with the angle of attack fixed on 5° and 0° for both conditions. The rotor code will be used to realize this analyzes. To prove the data truth, it will be maked comparisons with literature, because of the restricted information there is no quantitative information about the subject. Developed and analyzed the rotary wing aircraft so the load and lift curve can be plotted, and after a literary review and comparisons to the generated data, could prove the data truth.
Keywords: Asas rotativas
Aerodinâmica
Rotor
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4597
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcio Augusto Silveira Buratti.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons