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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise da mobilidade urbana de idosos na cidade de Imperatriz-MA
Authors: Costa, Daniele Patricio
Abstract: Resumo: O aumento da urbanização é uma realidade em todo o cenário mundial. No que diz respeito ao Brasil, 84,72% das pessoas vivem em áreas consideradas urbanas, de acordo com o padrão do IBGE (2015). Além da rápida urbanização, outra tendência paralela é o envelhecimento da população, considerado pelos estudiosos um fato contemporâneo e progressivo. No ano de 2020 havia no mundo 1,1 bilhão de idosos. Somando-se a tudo isso, o mundo vive uma catástrofe de saúde causada pandemia de COVID-19, doença viral de alta disseminação com grande índice de mortalidade entre os idosos. A cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão, vem vivenciando os dois referidos fenômenos, o do crescimento urbano e o de envelhecimento da população. A infraestrutura da cidade não acompanhou a velocidade de seu crescimento, evidenciando uma falta de planejamento urbanístico e organizacional, principalmente na área de acessibilidade e mobilidade. Considerando esse contexto, este estudo tem como objetivo analisar como se caracteriza a mobilidade de idosos no perímetro urbano do município de Imperatriz – MA, por meio da percepção dos cidadãos dessa faixa etária residentes na cidade. A pesquisa realizada é caracterizada como de natureza exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Foi realizada com uma amostra populacional que resultou na resposta de 201 formulários validos, aplicados de forma presencial 70 questionários e virtual 131 através do link que dava acesso ao questionário. No que tange a pesquisa documental foi por meio pesquisa de documentos oficiais somando o acesso as leis e dados censitários. pode ser caracterizada como de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Os resultados obtidos revelaram uma grande insatisfação da população idosa de Imperatriz - MA em relação à infraestrutura urbana, apontada como uma das responsáveis pelas dificuldades de locomoção encontradas por esse público. Em relação aos modos de transporte e aos acessos ao deslocamento utilizados, os resultados demonstraram que o meio de deslocamento mais utilizado pelos idosos é "a pé", seguido por "carona", o que pode ser justificado pela baixa qualidade no transporte o público. Também foi constatada a existência de uma série de problemas de infraestrutura em todos os bairros da cidade, como calçadas irregulares, ruas sem pavimentação asfáltica ou falta de iluminação pública eficiente. Os problemas de infraestrutura dificultam a mobilidade e, aliados à baixa qualidade de transporte público e à falta de opções de modos de deslocamento alternativo, restringem a liberdade de locomoção de toda a população, com maior impacto para os idosos, que muitas vezes possuem limitações fisiológicas. Faz-se necessário, portanto, um replanejamento do perímetro urbano da cidade de Imperatriz – MA, com melhoria da malha viária, da pavimentação das vias e dos calçamentos e oferta de opções alternativas de meios de deslocamento com baixo custo, a fim de promover a acessibilidade, sobretudo para aqueles que possuem qualquer tipo de limitação. Palavras-Chave: Planejamento. Desenvolvimen
Abstract: The increase in urbanization is a reality across the world scene. About Brazil, 84.72% of people live in areas considered urban, according to the IBGE standard (2015). In addition to rapid urbanization, another parallel trend is the aging of the population, considered by scholars to be a contemporary and progressive fact. In 2020, there were 1.1 billion elderly people in the world. Adding to all this, the world is experiencing a health catastrophe caused by the COVID-19 pandemic, a highly disseminated viral disease with a high mortality rate among the elderly. The city of Imperatriz, in the state of Maranhão, has been experiencing the two phenomena, urban growth and population aging. The city's infrastructure has not kept pace with its growth, evidencing a lack of urban and organizational planning, especially in accessibility and mobility. Considering this context, this study aims to analyze how the mobility of elderly people in the urban perimeter of the city of Imperatriz – MA is characterized, through the perception of citizens of this age group residing in the city. The research carried out is characterized as exploratory and descriptive in nature with a quantitative approach. It was carried out with a population sample that resulted in the response of 201 valid forms, applied in person 70 questionnaires and 131 online through the link that gave access to the questionnaire. Regarding the documentary research, it was through research of official documents, adding access to laws and census data. can be characterized as exploratory and descriptive in nature, with a quantitative approach. The results obtained revealed a great dissatisfaction of the elderly population of Imperatriz - MA in relation to the urban infrastructure, pointed out as one of those responsible for the mobility difficulties encountered by this public. Regarding the modes of transport and access to commuting used, the results showed that the means of commuting most used by the elderly is "on foot", followed by "carpooling", which can be explained by the low quality of public transport. The existence of a series of infrastructure problems was also found in all the city's neighborhoods, such as uneven sidewalks, streets without asphalt pavement or lack of efficient public lighting. Infrastructure problems hinder mobility and combine with the low quality of public transport and the lack of alternative modes of travel options, restrict the freedom of movement for the entire population, with greater impact for the elderly, who often have physiological limitations. It is therefore necessary to re-plan the urban perimeter of the city of Imperatriz – MA, with improvement of the road network, the paving of roads and sidewalks and the offer of alternative options for low-cost means of travel, to promote the accessibility, especially for those who have any type of limitation.
Keywords: Planejamento regional
Mobilidade urbana
Idoso
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4777
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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