Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5374
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para crianças surdas em contexto bilíngue
Authors: Santos, Marcelo Gabriel, 1991-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como objeto o ensino da língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas em contexto bilíngue. Existem leis que estabelecem o direito das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva para o acesso à educação, assim como em aprender a língua portuguesa como segunda língua, todavia, o modo como ocorre o processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais em conjunto com a Língua Portuguesa apresenta vários questionamentos acerca da sua eficácia. A escolha deste tema surgiu da necessidade de compreender como trabalhar o ensino da língua portuguesa como segunda língua aos surdos e às pessoas com deficiência auditiva uma vez que, sendo surdo, passei e passo por este processo infindável, além de investigar se há a exploração veemente do uso de diversos recursos e formas de comunicação para alcançar este alvo, assim como o uso de elementos visuais durante o processo de ensino, buscando identificar metodologias e estratégias de ensino diferenciadas. Deste modo, o objetivo deste trabalho de graduação foi conhecer como se dá o processo de ensino da língua portuguesa como segunda língua para as crianças surdas em contexto bilíngue na Educação Básica, assim como a metodologia e estratégias utilizadas para tanto. Para realizar estes estudos, buscou-se a fundamentação em vários autores tais como Quadros (2006), Campello (2007, 2008) e Silva (2008), que já abordaram estes conceitos, imergindo neles, já que se trata de uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se, portanto, que professores precisam entender que surdos aprendem de maneira distinta e por meio da visualidade, deste modo é imprescindível respeitar essas diferenças durante sua formação escolar com vistas a atingir os objetivos pedagógicos.
Abstract: Não possui.
Keywords: Educação bilíngue
Surdez
Língua portuguesa
Libras - Língua Brasileira de Sinais
Aquisição da segunda língua
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5374
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG MARCELO GABRIEL SANTOS.pdf758.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.