Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5377
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Ética e inclusão escolar : os impactos de um projeto de extensão intercultural na formação inicial de professores
Authors: Souza, Tamara Aparecida de, 1992-
Abstract: Resumo: O presente trabalho trata dos impactos de um projeto de extensão universitária na formação inicial de professores, abordando a importância do contato intercultural entre universitários surdos e ouvintes, de boas formações e de vivência no cotidiano escolar, que nos levaram a tomada de consciência à luz da teoria e da prática. Este estudo é um relato de experiência, como objetivo refletir sobre as práticas de professores em processo de formação no projeto "Ética e Inclusão Escolar: falando com a mãos", desenvolvido pelo Núcleo de Gestão de Convênios (NUGEC), visando identificar suas contribuições para boas práticas pedagógicas. Um dos impactos identificados ao longo deste processo de dois anos e meio de participação no projeto, foi que os futuros professores se sentem mais seguros e preparados, uma vez que refletir sobre a relação teórico-prático é indispensável durante a formação inicial. Para fundamentação teórica foram utilizados diversos autores, dentre eles, destaco aqueles que abordam a Língua Brasileira de Sinais/Surdos como Gesser (2009), Quadros (2004); e de outras temáticas como práticas de contação de história Dohme (2010), Busatto (2012); formação de professores Freire (1987), Garcia (1999); educação inclusiva Mantoan (2015); planejamento escolar, Libâneo (2008), Zabala (1998), entre outros autores. Por meio de análise de registro dos diários de campo, concluo que todos nós futuros professores, enfrentaremos adversidades em nosso cotidiano, entretanto a participação em projetos que nos coloque em imersão com a realidade escolar, contribuirá para formação de professores autônomos, conscientes da prática de registar para fundamentar o conhecimento teórico-prático, desenvolvendo uma postura crítica e reflexiva, sobretudo, neste caso particular, com grandes aquisições de conhecimento sobre as diferenças para ser um facilitador da inclusão em futuras atividades profissionais.
Abstract: Não possui.
Keywords: Inclusão escolar
Professores - Formação
Professores - Diários
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5377
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG TAMARA APARECIDA SOUZA.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.