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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Projeto de vida na contemporaneidade : o protagonismo de jovens do ensino médio e o papel da escola
Authors: Santos, Marcia Eliza de Godoi dos, 1967-
Abstract: Resumo: A escola é uma instituição na qual crianças e jovens passam grande parte de suas vidas. Ela é um espaço que proporciona diferentes experiências aos estudantes e pode favorecer e contribuir para construção do projeto de vida. O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o protagonismo juvenil no projeto de vida e qual a contribuição da escola para que os projetos de vida sejam construídos. Tomou-se por referência os estudos de Willian Damon, partindo da concepção que projeto de vida contribui para desenvolvimento tanto no aspecto pessoal quanto no coletivo. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por 291 estudantes do primeiro ano e segundo do ensino médio de 5 (cinco) escolas da rede municipal de Taubaté, Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: questionário e entrevista semiestruturada. Os instrumentos exploraram aspectos relacionados ao contexto escolar, protagonismo juvenil e fatores sociais e familiares que interferem no processo de construção dos projetos de vida. Técnicas qualitativas de análise de conteúdo foram utilizadas para análise dos dados obtidos nas entrevistas. Os dados dos questionários foram analisados a partir de técnicas quantitativas com o auxílio do software SPSS e Excel. Os Resultados revelam que 69% do alunado veem nas atividades da escola uma contribuição para construção do seu projeto de vida, com destaque estão as disciplinas de português e matemática. Revela-se também, a necessidade de investir mais na formação integral do alunado, uma vez que 66% dos pesquisados revelam não ter participado de atividades de orientação profissional na escola. Outro aspecto em destaque está na contribuição dos pais no processo de escolha profissional de seus filhos, sendo que na região rural 37% dos alunos percebem a participação dos pais, seguido por 27% dos alunos região central e 11% dos alunos da região da periferia. Os resultados mostram, valores, objetivos e significados conferidos pelos jovens, o que permite concluir sobre a importância do projeto de vida para os adolescentes.
Abstract: The school is an institution in which children and young people spend a large part of their lives. It is a space that provides students with different experiences and can favor and contribute to the construction of the life project. This study aims to analyze how youth protagonism occurs in the life project and the school's contribution to the construction of life projects. Willian Damon's studies were taken as a reference, starting from the conception that life project contributes to development both in the personal and in the collective aspect. It is a field research, with a quantitative and qualitative approach. The sample consisted of 291 first and second year students from 5 (five) schools in the municipal network of Taubaté, Metropolitan Region of Vale do Paraíba and North Coast. Data were collected using two instruments: questionnaire and semi-structured interview. The instruments explored aspects related to the school context, youth protagonism and social and family factors that interfere in the process of building life projects. Qualitative content analysis techniques were used to analyze the data obtained in the interviews. The questionnaire data were analyzed using quantitative techniques with the aid of SPSS and Excel software. The results reveal that 69% of the students see in school activities a contribution to the construction of their life project, with emphasis on the subjects of Portuguese and mathematics. It also reveals the need to invest more in the integral training of students, since 66% of those surveyed reveal that they did not participate in professional guidance activities at school. Another featured aspect is the contribution of parents in the process of choosing their children, in the rural region 37% of students perceive the participation of parents, followed by 27% of students in the central region and 11% of students in the periphery. The results show, values, objectives and meanings conferred by young people, which allows us to conclude about the importance of the life project for adolescents.
Keywords: Recursos humanos
Planejamento regional
Orientação educacional
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5437
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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